Somos ODS, em busca de um futuro melhor

Postado as 31/01/2020 08:43:40

Por Bruna Laís Alves

Há um ano fazemos parte da Rede ODS Universidades Brasil, uma iniciativa de instituições acadêmicas e de pesquisa que contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Por isso, ao longo do ano de 2020, vamos divulgar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU para 2030. Confira o primeiro deles e uma das ações da instituição para contemplar.

O Ajudarinho é um programa da Univates que oferece bolsas de estudos a alunos carentes. Por meio deste projeto, 10 estudantes já foram beneficiados, sendo quatro deles já formados. Acreditamos que programas como esse são capazes de transformar a vida das pessoas, contribuindo indiretamente para a desigualdade social e combate à pobreza. Conheça mais sobre o Ajudarinho acessando: www.univates.br/espaco-academico/ajudarinho

Sobre os ODS

Os ODS estão previstos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada por unanimidade pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

A Agenda 2030 consiste em um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade e contempla um conjunto de 17 objetivos, desdobrados em 169 metas.

As metas dos ODS servem como um guia para o cumprimento da Agenda 2030 e os atores envolvidos na implementação das metas - governos, setor privado, sociedade civil e academia - são encorajados a ir além do cumprimento do mínimo exigido.

Acesse www.univates.br/institucional/somos-ods, conheça todos os ODS e acompanhe as ações realizadas pela Univates que se encaixam nessas diretrizes.