Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Materiais naturais e inovadores aplicados como isolamento térmico em edificações são abordados em pesquisa da Univates

Postado as 10/07/2020 16:23:18

Por Lucas George Wendt

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates tem mais um doutor titulado. É o professor Rodrigo Spinelli, docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec). 

Em sua tese, Spinelli, que na Univates atua nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, abordou a aplicação e a avaliação de materiais inovadores para edificações como isolantes térmicos. 

O estudo desenvolveu novos materiais para aplicação no isolamento térmico de edificações, utilizando resíduos vegetais como sabugo de milho, palha de soja, e materiais inovadores, como placas com vácuo e resíduo de slimstone. “Surge da ideia de substituir materiais industrializados de isolamento térmico, que têm um elevado consumo de energia e elementos não renováveis em sua composição e processo de produção, como o EPS (isopor) e lã de vidro”, explica o professor. 

Lucas George Wendt

No doutorado o professor seguiu com a pesquisa iniciada no mestrado, também voltado à arquitetura sustentável. Spinelli revela que, com o desenvolvimento da pesquisa, obteve-se importantes resultados nos níveis de eficiência dos materiais produzidos, apresentando resultados similares na capacidade de isolamento térmico dos novos materiais pesquisados se comparados aos industrializados. 

“Isso possibilita a redução da emissão de poluentes na atmosfera no seu processo de produção, melhorando consideravelmente a eficiência energética de edificações quando os materiais foram aplicados em protótipos e simulações”. Além disso, em determinados momentos durante as análises do estudo o professor percebeu que houve uma redução de carga térmica (calor no interior dos protótipos) de até 65%. “Isso pode representar uma economia significativa na utilização de sistemas de climatização artificial, acarretando na economia de energia”, defende.

O estudo realizado por Spinelli durante a tese tem sido expandido em pesquisas paralelas, por estudantes de Engenharia Civil, como trabalhos de conclusão de curso, e no PPGAD, em dissertações de mestrado e novas teses de doutorado — todos esses novos trabalhos adotando outros tipos de matérias-primas naturais como isolantes térmicos. 

A defesa da tese ocorreu em outubro de 2019, e obteve como resultado a publicação de sete artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. 

Inscrições de aluno não regular para mestrados e doutorados estão abertas

Os cursos de mestrado e doutorado da Univates oferecem a opção de cursar disciplinas na modalidade de aluno não regular, ou seja, pessoas que tenham interesse em disciplinas específicas para fins de aperfeiçoamento ou para posterior aproveitamento. As matrículas podem ser realizadas a qualquer momento nas disciplinas que tenham vagas. A oferta de disciplinas pode ser conferida no link Cronograma da Aulas no site de cada Programa de Pós-Graduação (PPG). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pos-graduacao.strictosensu@univates.br ou com as respectivas secretarias de cursos.

Logo ods-11