Lucas George Wendt

Somos ODS, em busca de um futuro melhor

Postado as 21/07/2020 14:50:40

Por Bruna Lais Alves

Você já deve saber, por meio de nossas divulgações, que a Univates faz parte da Rede ODS Universidades Brasil, uma iniciativa de instituições acadêmicas e de pesquisa que contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Por isso, ao longo deste ano, estamos divulgando os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030.

Chegou a vez de conhecer o quinto ODS, que é Igualdade de Gênero. A Univates tem como princípio a pluralidade. Ao encontro deste objetivo, criou a Política de Respeito às Individualidades em Diferentes Dimensões, um documento que formaliza o pensamento da Univates a respeito das diferenças. A Instituição preza por um ambiente livre de discriminação, preconceito, violência e assédio.

Divulgação

Ao não fazer distinção entre sexo, raça, religião ou qualquer outra forma de diversidade e manifestação, a Univates pratica a igualdade em suas políticas salariais, de admissão e de promoção. Nos cargos de gestão, conforme dados de 2018, 51,51% são mulheres, enquanto 48,49% são homens. Em relação ao total de funcionários, 57,51% são do sexo feminino e 42,49% do sexo masculino.

Divulgação

Uma ação recente e que é lembrada por todos quando se fala em questões de gênero são os banheiros. Desde 2018 a Univates conta com banheiros sem gênero em todos os prédios, nos andares térreos.

Sobre os ODS

Os ODS estão previstos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada por unanimidade pelos países membros da ONU em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

A Agenda 2030 consiste em um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade, contemplando um conjunto de 17 objetivos, desdobrados em 169 metas.

As metas dos ODS servem como um guia para o cumprimento da Agenda 2030. Os atores envolvidos na implementação das metas - governos, setor privado, sociedade civil e academia - são encorajados a ir além do cumprimento do mínimo exigido.

Acesse www.univates.br/institucional/somos-ods, conheça todos os ODS e acompanhe as ações realizadas pela Univates que se encaixam nessas diretrizes.