Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Somos ODS, em busca de um futuro melhor

Postado as 05/10/2020 09:12:13

Por Lucas George Wendt

A Univates faz parte da Rede ODS Universidades Brasil, uma iniciativa de instituições acadêmicas e de pesquisa que contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Por isso, ao longo deste ano, estamos divulgando os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030. 

Nesta matéria você conhece o nono ODS, que é Indústria, inovação e infraestrutura. Diversas são as ações da Univates nessa área. Para ter uma ideia do todo das ações, conforme os dados do Relatório de Atividades de 2018, a Univates teve, naquele ano, centenas de convênios, contratos ou termos de parceria vigentes com indústrias e empresas da região do Vale do Taquari. A articulação aproxima a Universidade da região e a região do ecossistema de inovação da Univates.  

Vinculado à Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins), o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) é uma das formas de a Instituição proporcionar à sociedade uma infraestrutura capaz de promover o desenvolvimento regional por meio do empreendedorismo e da inovação. Ao Parque estão vinculados a Incubadora Tecnológica (Inovates) e os laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Com a estrutura, são beneficiados empreendedores, empresas e indústrias da região. 

Em 2018 o Tecnovates iniciou projetos de P&D com oito empresas e teve nove novas empresas associadas na modalidade residência, sendo duas delas graduadas da Inovates. A Incubadora tinha 48 empresas parceiras, entre pré-incubadas, incubadas e graduadas. Esses números ilustram a importância de uma estrutura que funcione como elo entre a comunidade acadêmica e os empreendedores e indústrias da região.

Além do Tecnovates, a Dins também é responsável pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), pelo Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (Crie) e pelo Núcleo de Sustentabilidade. São áreas que, assim como o Parque, prestam suporte às ações de inovação e empreendedorismo gestadas pela Univates com foco na comunidade regional.

Sobre os ODS

Os ODS estão previstos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada por unanimidade pelos países membros da ONU em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

A Agenda 2030 consiste em um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade, contemplando um conjunto de 17 objetivos, desdobrados em 169 metas. 

Acesse www.univates.br/institucional/somos-ods, conheça todos os ODS e acompanhe as ações realizadas pela Univates que se encaixam nessas diretrizes.