NAP realiza ações para a qualificação docente durante a pandemia

Postado as 21/10/2020 18:21:10

Por Nicole Morás

Professores e estudantes precisaram se adaptar à nova rotina de atividades on-line. Desde a primeira semana de atividades virtualizadas, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Univates está trabalhando para a qualificação docente. Inicialmente foi elaborada uma cartilha para auxiliar o professor a planejar suas aulas no novo formato e orientar sobre como utilizar recursos tecnológicos para o melhor aproveitamento do Google Meet nas atividades realizadas de forma síncrona.

Além disso, o NAP promoveu mais de 50 oficinas on-line desde março, que registraram 990 participações. E não parou por aí. Durante o período de realização da Autoavaliação Institucional, que se estendeu até o final do primeiro semestre, o NAP e os coordenadores pedagógicos acompanharam semanalmente a participação dos estudantes para identificar demandas. De acordo com o coordenador do NAP, professor Tiago Weizenmann, a partir dos relatórios eram realizados os encaminhamentos necessários em reuniões com professores, com os Conselhos de Centro (Concen) e Conselhos de Curso.

“Quando era identificada a necessidade, promovíamos atendimento e assessorias individuais para professores que tiveram mais dificuldades. Também selecionamos feedbacks de reconhecimento do esforço feito pelos professores para que chegassem aos docentes com o objetivo de eles se sentirem mais seguros sobre as atividades que estavam realizando”, afirma. Tiago analisa que a docência é um processo de metamorfose.

Precisamos nos reinventar e agir em um momento de urgência, pensar o agora já pensando no futuro. Alguns professores já vinham usando ferramentas digitais nas suas atividades, outros precisaram se adaptar e se transformar para um contexto de aula virtual. Analisando o que tivemos até aqui, é possível dizer que a pandemia nos ajudou a enxergar novas possibilidades, fazendo com que nos apropriássemos de tecnologias, de instrumentos digitais, em um processo de recriação e reinvenção
Tiago Weizenmann, coordenador do NAP

O NAP e o setor de Educação a Distância (EAD) também disponibilizaram um canal de comunicação e suporte aos professores da modalidade presencial. Foram disponibilizados e-mail e chat, com plantão dos funcionários dos laboratórios de informática nos três turnos, para atender à demanda dos professores que tinham dúvidas sobre configuração de equipamentos, como câmera e microfone, e sobre os recursos pedagógicos, como ambiente virtual, provas e formulários.

Para o segundo semestre letivo, a cartilha foi revisada a partir da necessidade apontada pelos professores. O NAP segue acompanhando os relatórios semanais da Autoavaliação Institucional para identificar questões que precisam de atenção. Para preencher a Autoavaliação Institucional, acesse www.univates.br/avaliacao/.

Logo ods-4