Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates projeta volta parcial das aulas presenciais no início do semestre

Postado as 22/01/2021 14:01:35

Por Nicole Morás

O início do semestre letivo na Universidade do Vale do Taquari - Univates será no dia 17 de fevereiro para a maior parte dos cursos de graduação presencial e cursos técnicos. Durante o mês de fevereiro as aulas teóricas desses cursos serão realizadas de forma virtualizada. A partir de março, as atividades devem ocorrer com um escalonamento da presencialidade.

Nicole Morás

Para isso, a Instituição está trabalhando com um planejamento que considera diferentes currículos e as propostas de aula e de forma a garantir o acompanhamento remoto e simultâneo para aqueles que não tiverem condições de estar fisicamente presentes. As aulas práticas ocorrerão de forma presencial a partir de fevereiro da mesma forma e com a mesma organização que foram adotadas em 2020, observada a capacidade de cada laboratório.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, é sabida a grande vontade dos estudantes voltarem ao campus, mas também é preciso acompanhar o cenário da pandemia, que tem se mantido preocupante.

Já temos notícia de vacinas em território nacional, mas sabemos que há um largo caminho até chegarmos a um patamar seguro de imunização da população. Enquanto isso, é preciso tocar a vida e seus projetos, adaptando-os às condições possíveis. Assim, na primeira semana de aula iremos informá-los sobre a logística dessa possibilidade, organizando de forma que seja seguro permanecer e circular no campus, mantendo o distanciamento social que por enquanto ainda se faz necessário
Fernanda Pinheiro, vice-reitora e pró-reitora de Ensino

 

A pró-reitora se mostra otimista em relação a 2021. “Sob essa perspectiva, 2021 surge mais promissor que o ano anterior. Ainda assim, precisaremos de resiliência, paciência e firmeza no cumprimento de protocolos e no cuidado coletivo”, finaliza ela.

Novo horário

Além das atividades presenciais, o ano letivo de 2021 terá novidade no horário das aulas para cursos presenciais de graduação e técnicos, alteração esta que decorre de reformulações e inovações pedagógicas que têm sido realizadas em diversos cursos:

manhã: 8h10 - 9h50 / 10h - 11h40;
tarde: 13h30 - 15h10 / 15h20 - 17h;
vespertino: 17h10min às 18h50min;
noite: 19h - 20h40min / 20h50min - 22h30min

Conforme Fernanda, os horários já estão em vigor e adequação é resultado de uma padronização entre os cursos com diferentes matrizes curriculares, de modo a facilitar o deslocamento dos estudantes até a Universidade para estudantes de todos os currículos, especialmente aqueles que utilizam transporte coletivo.

Para o curso de Medicina, que já tem um horário diferenciado, não haverá alteração. As atividades continuam sendo realizadas das 8h às 12h15min; das 13h15min às 17h30min; e das 18h30min às 22h45min. 

Mais informações sobre as atividades letivas podem ser obtidas com os coordenadores de curso ou pelo Atendimento Univates pelo e-mail atendimento@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.