Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Enade atesta a qualidade da Univates, que se prepara para próxima edição do Exame

Postado as 02/06/2021 09:18:58

Por Lucas George Wendt

Ana Paula Vieira Labres

Em abril de 2021, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) do ano de 2019, tendo a Universidade do Vale do Taquari - Univates mantido a nota 4, considerada de excelência pelo MEC (numa escala de 1 a 5). 

Pouco mais de 20% das instituições do País alcançaram esse índice de excelência (notas 4 e 5), ficando a maioria (63%) com conceito satisfatório (nota 3). Conforme a avaliação, a Univates foi classificada como a Universidade privada com o melhor conceito de graduação do Brasil, entre as 91 universidades privadas avaliadas no Enade 2019.

A média do conceito de graduação leva em conta a qualificação dos professores, a infraestrutura da Instituição e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O resultado é fruto do trabalho conjunto de professores, estudantes e da Univates. 

Com isso, não apenas os estudantes que prestaram a prova se beneficiam, mas também toda a comunidade acadêmica, uma vez que o resultado comprova a qualidade dos cursos de graduação da Univates, além de subsidiar ações de melhoria nos cursos e na Instituição, como, por exemplo, mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos ou na metodologia de ensino.

O Enade é aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. O Exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e consiste em uma avaliação da aprendizagem dos estudantes dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) de todo o País.

A próxima edição do Enade

Em cada ano o ciclo avaliativo contempla determinados cursos. Com o adiamento do exame em razão da pandemia, o Enade pode ser aplicado, em 2021, aos estudantes concluintes dos cursos que seriam avaliados em 2020 (ano II do ciclo avaliativo) e também aos estudantes concluintes dos cursos que são avaliados em 2021 (ano III do ciclo avaliativo). 

A expectativa é que o edital do Enade seja publicado pelo MEC entre junho e julho de 2021. A Univates é responsável por comunicar os estudantes que terão que realizar a prova, que costuma acontecer em novembro. 

Para a edição deste ano são contemplados os seguintes cursos da Univates (de 2020):

Cursos presenciais: 

Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); 

Design;

Educação Física (bacharelado e licenciatura); 

História; 

Letras; 

Pedagogia; 

Redes de Computadores; e 

Sistemas de Informação.

 

Cursos a distância: 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas; 

Ciências Biológicas; 

Educação Física; 

Gestão da Tecnologia da Informação; 

História; 

Letras; e 

Pedagogia.

Inicialmente a previsão era que o exame fosse aplicado simultaneamente para cursos de dois ciclos diferentes, o de 2020, que deveria ter acontecido no último ano, e o atual, de 2021. Contudo, com a persistência da pandemia, o Inep ainda está estudando o cenário para a aplicação do Enade.

Caso a proposta de aplicação conjunta do exame se concretize, além dos cursos citados anteriormente, também participarão do Enade os seguintes cursos da Univates (de 2021):

Cursos presenciais: 

Administração; 

Ciências Contábeis;

Design de Moda; 

Direito; 

Gastronomia; 

Gestão de Recursos Humanos; 

Gestão Financeira; 

Jornalismo; 

Logística; 

Psicologia; e 

Publicidade e Propaganda.

 

Cursos a distância: 

Administração; 

Ciências Contábeis; 

Comércio Exterior; 

Gestão de Recursos Humanos; 

Gestão Financeira; 

Logística; 

Marketing; e 

Processos Gerenciais.

 

Arquivo pessoal

Douglas Henrique Flach

Douglas Henrique Flach

 

 

Opinião de quem já fez o Enade

Para o diplomado Douglas Henrique Flach, do curso de Engenharia de Produção, a experiência de realizar a prova do Enade foi amparada pela atuação da Instituição ao longo do curso. “Tanto os alunos quanto os professores estão comprometidos com o ensino de qualidade. Eu fico muito orgulhoso de demonstrar essa qualidade por meio de resultados que foram bem positivos”, comenta. Conforme Flach, a chave para realizar uma boa prova é procurar apreender o máximo de conhecimento ao longo da graduação e, mais perto da realização do exame, revisar os pontos centrais dos temas abordados na prova. 

Arquivo pessoal

Fernanda Bersch

Fernanda Bersch

Fernanda Bersch é diplomada do curso de Educação Física, bacharelado, e também prestou o Enade na última edição, em 2019. Para ela, a participação no Exame despertou sentimentos distintos. “O primeiro se refere ao compromisso de representar o curso de Educação Física e buscar o melhor resultado para a Universidade. O segundo, e não menos importante, é o desafio pessoal de verificar os meus conhecimentos e aprendizados durante toda a caminhada da graduação”, afirma. 

A profissional assegura que a Univates foi muito importante neste período de preparação para a prova por meio da realização de estudos dirigidos e atividades complementares. Para ela, participar e compartilhar os resultados com a Instituição é gratificante. “Só comprova que o trabalho realizado é sério e que os alunos estão engajados e sempre buscam dar o seu melhor”. 

Como o Enade é estruturado 

É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e composto por uma prova, formada por questões discursivas e de múltipla escolha, e um questionário, com perguntas sobre as condições oferecidas pela Universidade e pelo curso durante o processo formativo do estudante. O exame avalia o desempenho dos estudantes em relação a: conteúdos programáticos do curso; habilidades e evolução do conhecimento; competências dos estudantes para compreender temas gerais.