Professora da Univates assume cargo de secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS

Postado as 19/01/2022 17:05:20

Por Nicole Morás

Nicole Morás

A professora Simone Stülp, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, foi empossada, na manhã desta quarta-feira, 19, como secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente a docente, além de estar lecionando nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, também é a coordenadora administrativa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

Na última semana, o governador Eduardo Leite havia anunciado como o próximo titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) o ex-pró-reitor acadêmico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Alsones Balestrin, com quem Simone Stülp atuará em conjunto.

A posse de Balestrin aconteceu nesta quarta-feira. O secretário Luís Lamb, que estava à frente da pasta desde o início da gestão de Leite no Governo do Estado, no dia 10 anunciou sua saída do governo. O evento, em Porto Alegre, foi acompanhado pela reitora da Univates, professora Evania Schneider; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne; pela chefe de gabinete da Instituição, Vivian Spellmeier Sulzbach; e pelo gestor da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), Michel Machado.

Comitiva da Univates com a prof. Simone e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Alsones Balestrin.

“É uma grande responsabilidade”, destaca a professora Simone sobre a nova função na equipe do governo estadual. “Recebi o convite na segunda-feira com muita alegria. Ao mesmo tempo, o desafio é muito grande. A inovação vem sendo construída de maneira exemplar ao longo dos últimos anos no Estado. Nossa tarefa é continuar com esse trabalho”, explica. Para a docente e pesquisadora, ser lembrada neste momento e ter recebido o convite são a chancela da qualidade das ideias que partem do Vale do Taquari.

É o resultado de todo o trabalho realizado nas áreas da Ciência, da Tecnologia e da Inovação na região, pela Univates e por outros agentes
Prof. Simone Stülp, secretária adjunta da SICT

Em relação ao secretário que deixa o cargo, Luís Lamb, com quem a professora Simone teve a oportunidade de trabalhar, em outros momentos, na articulação do Inova RS, a atual secretária adjunta analisa que “ele é um cientista muito competente. Tivemos a experiência dele à nossa disposição no Estado até agora. O grande legado do professor Lamb é trazer um olhar crítico e de análise de dados para a área e, a partir disso, traçar as estratégias de planejamento para o Rio Grande do Sul. Eu tenho as melhores expectativas em relação ao trabalho do professor Alsones Balestrin. Ele trará a sua experiência acadêmica e a de aproximação da inovação da sociedade para este cargo que passou a ocupar”.

A reitora da Univates destaca que “a professora Simone Stülp, além de ser uma excelente professora e pesquisadora, participou ativamente da concepção do Tecnovates, entre muitas outras iniciativas com as quais esteve envolvida. Sua trajetória de 20 anos de trabalho na Univates fez com que ela construísse uma carreira sólida na pesquisa e na gestão universitária”. “Ao longo do tempo, ela se aproximou do tema da inovação, fomentando a participação da Universidade nesses debates e representando a Instituição, por exemplo, no Inova RS e no Pro_Move Lajeado. Não temos dúvidas de que ela está muito preparada para contribuir para o Estado do RS como secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia. A Univates se sente honrada pelo reconhecimento do trabalho da professora Simone”, comemora Evania.

Trajetória na Univates

Nicole Morás

Simone Stülp é atualmente professora titular na Univates, atuando também como coordenadora administrativa do Tecnovates. Além disso, atuou na área de gestão universitária, enquanto pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates no período de 2005 a 2008, vinculada principalmente a temas ligados à pesquisa e à inovação tecnológica.

Nos últimos anos, Simone também desempenhou atividades como diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, diretora administrativa e coordenadora científica do Tecnovates.

Trajetória acadêmica

A professora e pesquisadora tem graduação em Química Industrial (1996) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1998) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas pesquisas abordam a química ambiental e a engenharia de materiais, com ênfase em eletroquímica e fotocatálise, atuando principalmente nos seguintes temas de estudo: eletroquímica, radiação UV, processos de separação por membranas, análise de degradação de compostos orgânicos, tratamento de efluentes de indústria alimentícia, curtumes e tingimento de gemas.

Atuação em entidades

Além da experiência na Univates, Simone atuou como presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), sendo atualmente membro desse conselho, e foi diretora administrativa/financeira da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação - Reginp (2018-2019). Atualmente atua na Diretoria de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e é integrante do Pro_Move Lajeado.