Univates Digital automatiza a validação das atividades complementares para os cursos de graduação

Postado as 21/09/2022 08:51:00

Por Natalia Nissen

O programa Univates Digital tem o objetivo de potencializar a experiência dos estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates e utilizar a tecnologia como solução para facilitar a rotina acadêmica. Uma das primeiras ações que integra esse projeto maior é referente à validação de atividades complementares.

A professora Leila Viviane Scherer Hammes explica que, como o programa conta com a cocriação de estudantes, eles mesmos apontaram a necessidade de simplificar a validação das atividades complementares, que são componentes curriculares dos cursos de graduação. Também sugeriram que fosse criada uma alternativa para o processo de abertura de protocolo. "Cada curso tinha um regulamento próprio e era preciso abrir um protocolo para validar a carga horária e incluí-la no histórico acadêmico. Agora o processo é automático e igual para todos os cursos que exigem atividades complementares", pontua Leila.

Desde o dia 1º de agosto, os eventos realizados na Univates com participação confirmada por meio do Sistema de Inscrições geram um certificado com a possibilidade de validação automática das horas complementares. Para tanto, no momento da inscrição, o estudante informa se quer aproveitar o evento como atividade complementar. Nestes casos, também não será preciso enviar documentos comprobatórios para validação.

Por enquanto, o procedimento para validação de atividades realizadas em outras instituições ou organizações, assim como aquelas realizadas na Univates antes de 1º de agosto, permanece com o encaminhamento pelo estudante por meio de protocolo on-line.

Outra novidade é que as atividades complementares não são mais divididas em categorias (extensão, ensino, pesquisa ou profissional) com limite de carga horária possível de aproveitamento para cada uma delas. Conforme o regulamento, para a integralização das atividades complementares, deverá ser observada a carga horária mínima estipulada no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Essa carga horária deverá ser contemplada em pelo menos dez atividades.

Natalia Nissen

Como consultar o histórico de atividades complementares

Para verificar quais atividades já foram validadas, o estudante deve acessar o Universo e selecionar "Histórico e Notas". Ao gerar o histórico, o estudante pode consultar a carga horária e quais atividades estão validadas.

Quem tiver dúvidas sobre atividades complementares, validação e abertura de protocolos pode entrar em contato com o Universo Univates pelo e-mail universo@univates.br ou pelo telefone/WhatsApp (51) 3714-7000.

Univates Digital

As ações do programa Univates Digital incluem a revisão de processos institucionais e a criação de uma plataforma para integrar os serviços utilizados pela comunidade acadêmica no dia a dia. A nova plataforma digital reunirá todas as informações acadêmicas e os serviços disponibilizados pela Univates, com login único e acesso rápido e fácil. Sempre que uma novidade estiver disponível para os estudantes, será divulgada também na página univates.br/digital.

Logo ods