Programação do 15º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari terá início na próxima semana, na Univates

Postado as 28/09/2022 08:36:35

Por Pietra Darde

Um evento já consolidado na Universidade do Vale do Taquari - Univates inicia na próxima semana. O Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari, que chega em sua 15ª edição,  acontece entre os dias 3 e 7 e 20 de outubro, na Univates. O evento, que reúne as semanas acadêmicas dos cursos de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia da Informação da Univates, contará com diversas palestras, competições, oficinas, painéis, entre outras atividades híbridas. As inscrições para participar do evento estão abertas e são gratuitas.

O evento visa ao aperfeiçoamento e à qualificação de docentes, pesquisadores, estudantes e comunidade no âmbito da ciência e da tecnologia, promovendo o conhecimento científico, fortalecendo as relações entre a academia e a sociedade e oportunizando um espaço de convivência, debate e troca de experiências entre os participantes.

Natália Bottoni

Em sua 15ª edição, o Congresso evolui a cada edição, buscando atender também os interesses dos alunos, que sempre avaliam e dão sugestões para a programação do ano seguinte. É o que conta uma das organizadoras do evento, a professora área de Ciências Exatas e Engenharia Andréia Spessatto De Maman:

“É um evento que sempre traz temas atuais e interessantes, relevantes para a área, em especial a tecnologia e a inovação para o mercado de trabalho. Geralmente a palestra de abertura é um tema que abrange todas as áreas de engenharia, arquitetura e TI, sendo a única atividade na noite. Nos demais dias cada curso pensa em atividades específicas ou compartilha quando o tema é pertinente a mais de uma área do conhecimento."

A palestra de abertura será “Do conhecimento à inovação”, proferida por Marcelo Lubaszewski, no Teatro Univates, a partir das 19h. Além disso, estão previstas  diversas palestras, competições, oficinas, painéis, minicurso, entre outras atividades, durante os sete dias de evento. A programação completa com as atividades do 15° CCTEC pode ser conferida no site do evento, clicando aqui.

VII Technology Day

Um dos destaques do evento é o Technology Day, atividade que acontecerá no Complexo Esportivo da Univates, junto à programação da Feira de Cursos. É aberto à comunidade e especialmente aos estudantes do ensino médio participantes da Feira de Cursos. O evento promove diversas competições lúdicas, que desafiam os estudantes a aplicar seus conhecimentos para resolver problemas, como os desafios de pontes de espaguete, de palito de picolé, a competição de robótica, de desenvolvimento de produto, entre outros. No dia, o ambiente estará preparado com iluminação e sonorização para receber competidores e a plateia.

Como se inscrever no 15º CCTEC

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do sistema de inscrições da Univates, neste link

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com o setor de Cultura e Eventos pelo e-mail eventos@univates.br.

Nicole Morás

Logo ods