Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Revista Estudo & Debate publica nova edição

Postado as 19/10/2022 10:31:47

Por Lucas George Wendt

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

A revista Estudo & Debate é um dos periódicos da Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos relacionados às áreas de planejamento e gestão. Um novo número da publicação foi editado e está disponível para consulta clicando aqui.

O periódico aborda temáticas relacionadas a administração, meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento regional, engenharias, educação ‒ política, social e econômica ‒ e empreendedorismo. A primeira edição é de 1994, em 2010 passou a ser publicada eletronicamente. A publicação tem mais de 400 mil acessos. 

Textos desta edição

PALEONTOLOGIA - ESTADO DA ARTE DA FORMAÇÃO BARBALHA (GRUPO SANTANA) DA BACIA DO ARARIPE, NORDESTE, BRASIL

Gisele Sana Rebelato, Ana Maria de Souza Alves, Flaviana Jorge de Lima e André Jasper

 

ANÁLISE COMPARATIVA DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE QUEIJOS TIPO COLONIAL COM E SEM INSPEÇÃO SANITÁRIA DO VALE DO TAQUARI – RS, BRASIL

Daiana Caroline Eichler e Mônica Jachetti Maciel

 

MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MATOPIBA

Maria Larissa Bezerra Batista, Janaína da Silva Alves, Christiane Luci Bezerra Alves e Diego de Maria Andre

 

PROBABILIDADE DE CONTAMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS: EFEITO DO USO DE MÁSCARAS SOBRE A CONTAMINAÇÃO NO SETOR DE SERVIÇOS

Rodrigo Monteiro da Silva, Wilian Barbosa Travassos e Luciana Aparecida Bastos

 

MOBILIDADE PENDULAR NO PARÁ: CARACTERÍSTICAS E DETERMINANTES

Rafaela Regina Santos Castro e Juliana de Sales Silva

 

ECOINOVAÇÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE ALTO E MÉDIO IMPACTO AMBIENTAL DA CIDADE DE MARINGÁ-PR

Fernanda Paula Manosso e Rejane Sartori

 

AGRICULTURA FAMILIAR, ECONOMIA CIRCULAR E EMPREENDEDORISMO RURAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2021

Luísa Brock Quinto, Janaina Marchi e Aline Paim Soares

 

EVIDÊNCIA DA CURVA DE KUZNETS AMBIENTAL NO BRASIL

Samanda Silva da Rosa

 

MULHERES RURAIS E SUA ATUAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO VALE DO TAQUARI, RS

Letícia Mairesse e Elaine Biondo

Divulgação/Univates

Saiba mais

A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Univates quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. Os periódicos “Estudo & Debate”,  “Signos” e “Destaques Acadêmicos” ainda são publicados. Um outro, o “Caderno Pedagógico”, encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997. 

Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial aqueles falantes de português. 

Conhecimento em rede

As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser alcançado por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr). 

Publicação on-line

Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para a publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. 

É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods