Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Segunda edição do projeto Alfabeletrando em Garibaldi realiza formatura para crianças

Postado as 09/12/2022 14:27:41

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Dezenas de alunos da rede pública de Educação de Garibaldi, na Serra, que participaram do projeto Alfabeletrando, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates em parceria com a Prefeitura de Garibaldi, participaram de um evento na noite de ontem (8) para o encerramento da segunda edição do projeto na cidade. 

Ao final do evento, os pais e responsáveis acompanharam os estudantes em suas salas de aula, nas quais atividades lúdicas e didáticas desenvolvidas durante o projeto estiveram expostas. 

A exemplo do que aconteceu em Lajeado, no dia 24 de novembro, o evento aconteceu com a presença de autoridades locais e representantes da Univates. Pais, professores e monitores também participaram. A cerimônia marcou a formatura simbólica dos alunos, que foram chamados ao palco conforme as escolas em que estudam. Cada um recebeu um capelo ‒ tradicional nas formaturas de Ensino Superior ‒ e posou para fotos.

O Alfabeletrando foi um projeto piloto desenvolvido em Garibaldi em 2021 e renovado para 2022. Depois foi ofertado em outros locais, a exemplo de Lajeado, onde alunos da primeira edição concluíram as atividades em novembro. No momento, além de Garibaldi, o projeto também acontece em Nova Mutum, no Mato Grosso. 

As falas de abertura foram proferidas pelas professoras Grasiela Kieling Bublitz, coordenadora do projeto, e pela professora Cintia Agostini, gerente de Relações com o Mercado. A secretária de Educação de Garibaldi, Beatriz Arregui Sopelsa, também se pronunciou. 

Lucas George Wendt

Grasiela e Cintia destacaram a importância do projeto como complemento às atividades da escola por meio do planejamento de aulas diferentes, jogos e atividades interessantes para tornar a aprendizagem da leitura e da escrita um processo mais leve e interativo. 

De acordo com Grasiela, os alunos demonstraram satisfação em aprender e vencer os desafios de identificar as palavras e compreender o que liam, assim como as professoras e monitores se motivaram com a evolução das crianças. O projeto promoveu a atenção particular a cada estudante por meio da presença de dois professores e um monitor em cada sala de aula. 

Cintia explicou que parcerias como as da Univates com a Prefeitura de Garibaldi, que resultou no projeto pioneiro Alfabeletrando, são potentes pois beneficiam a comunidade e oferecem espaço para a inserção da Universidade nas cidades por meio de projetos de impacto social. 

A secretária de Educação agradeceu aos pais por acreditarem no projeto e permitirem a participação das crianças, destacando que a adesão às atividades oferecidas é o que faz toda a diferença. Beatriz também revelou que a oferta de uma terceira edição do projeto está sendo avaliada pela administração municipal para 2023. 

Os estudantes, de 6 a 10 anos, foram atendidos ao longo de 2022 com duas aulas de reforço por semana. Cada encontro teve a duração de 1h45min, com foco nas carências específicas de cada criança.

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods