Univates e Prefeitura de Nova Mutum realizam formatura do projeto Alfabeletrando

Postado as 20/12/2022 15:18:41

Por Natalia Nissen

A Univates, em parceria com a Prefeitura de Nova Mutum, realizou na quinta-feira, 15, a formatura simbólica da primeira edição do projeto Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando. O evento ocorreu no ginásio da Escola Municipal 4 de Julho e reuniu autoridades, professores, estudantes e familiares.

O projeto, inovador, tem o objetivo de melhorar o desempenho escolar de alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental de Nova Mutum que tiveram o desenvolvimento de aprendizagem prejudicado pela pandemia de covid-19.

Wisley Santos - Divulgação

Cerca de 300 alunos participaram do evento, que também contou com a exposição de atividades realizadas durante as aulas. Para marcar a formatura, os alunos foram chamados ao palco e receberam certificado de participação no projeto.

A coordenadora do projeto, professora Grasiela Kieling Bublitz, destacou a importância da iniciativa e os resultados obtidos. “Foi uma experiência única, muito marcante para o município de Nova Mutum. Pelo relato dos pais e das próprias crianças, foi possível perceber um avanço significativo no aprendizado da leitura, da escrita e da matemática. A Univates está muito feliz com essa parceria e já pensando em projetos para o próximo ano”, disse.

Segundo o diretor de operações da Univates em Nova Mutum, professor Guilherme Scheuermann, a Instituição já prevê a continuação do projeto, com fomento na formação e maior inclusão de pais e alunos. “Projetos como o Alfabeletrando e as Formações Pedagógicas oferecidas aos professores do município são iniciativas importantes para o desenvolvimento da cidade. Demonstram a essência comunitária da Univates e a sua participação efetiva na comunidade, contribuindo com o desenvolvimento e a formação de professores e, por consequência, no aprendizado das crianças”, justifica.

Além de ser realizado em Nova Mutum, no Mato Grosso, o projeto também é desenvolvido em Lajeado e Garibaldi, no Rio Grande do Sul. As formaturas nessas duas cidades reuniram mais de 500 alunos da rede municipal de educação.

Wisley Santos - Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods