Alunos confeccionam foguete em oficinas gratuitas de Astronomia e Astronáutica

Postado em 10/04/2012 15h19min

Por Tuane Eggers

Na última segunda-feira, dia 9, cerca de 30 estudantes de Ensino Médio tiveram a oportunidade de aprender sobre astronomia de um jeito diferente. Eles participaram da oficina gratuita de Astronomia e Astronáutica da Univates, que terá suas próximas edições nos dias 18 e 28 de abril.

Os participantes confeccionaram um foguete nos padrões indicados pelo regulamento da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBAA). Além disso, desenvolveram e discutiram conteúdos contemplados na prova anual da Olimpíada. Dessa forma, os alunos foram estimulados a participar da prova, além de desenvolverem conteúdos de Física e de Astronomia por meio de metodologias diferenciadas.

Para o professor de geografia do Colégio Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires, Cristiano Stoelben, a participação dos alunos na atividade é importante para terem conhecimentos mais aprofundados sobre o tema. "Como a geografia abrange muitos aspectos, muitas vezes não temos tempo de abordar a astronomia em sala de aula como gostaríamos. Essa é uma boa oportunidade para aprenderem astronomia de um jeito diferente", salientou.

Conforme as alunas Jasmin Machado e Fernanda Buttini, que cursam o 2o ano do Ensino Médio na mesma escola, a participação na OBAA de 2011 motivou o interesse por esta oficina, pois pretendem participar novamente da próxima prova. "Foi divertido confeccionar o foguete. Já tivemos essa experiência na escola, mas faltou um pouco de conhecimento teórico. Agora podemos compreender melhor o funcionamento dele", contaram.

Entre os materiais utilizados na confecção do foguete estão garrafas pet, areia, fita adesiva, papelão e fios de cobre - todos fornecidos pela Univates. As próximas oficinas estão programadas para o dia 18, das 13h45min às 17h10min; e para o dia 28, das 8h30min às 11h45min. Podem participar alunos de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e estudantes de Ensino Médio. As vagas são limitadas.

Inscrições podem ser efetuadas, até quatro dias antes do início de cada turma, na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1 da Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail propex@univates.br.

Texto: Tuane Eggers
Atividade visa a discutir conteúdos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Tuane Eggers