Univates inaugura novo prédio em maio

Postado em 11/04/2012 19h28min

Por Ana Paula Vieira Labres

A Univates finalizou neste semestre mais uma obra que beneficia alunos, professores e comunidade. É o Prédio 17, que conta com mais de 2.300m² de área construída e localiza-se nos fundos do Complexo Esportivo. A inauguração do espaço será realizada dia 24 de maio, às 18h30min, com solenidade especial. O investimento total da Instituição foi de 4,7 milhões, sendo na obra física R$ 3,9 milhões e R$ 800 mil em equipamentos e móveis, priorizando o conforto dos acadêmicos que desenvolverão atividades no local.

O novo prédio, que abrange especialmente as áreas das Engenharias e Design, é dividido em dois blocos: um para salas de aula, e outro, um grande pavilhão, para os laboratórios. Este, foi construído com isolamento térmico e ventilação com efeito chaminé, o que proporciona um ambiente com adequado conforto térmico.

Entre os laboratórios existentes no local estão: Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia; de Usinagem CNC; de Processos de Fabricação; de Desenvolvimento de Produto; de Termodinâmica e Motores de Combustão Interna; de Tecnologias de Construção; de Solos e Betumes; de Infraestrutura de Telecomunicações; de Hidrologia e Mecânica dos Fluidos; de Tecnologia em Moda e Acervo de Moda.

Além de contemporâneo, o projeto, elaborado pela arquiteta Camila Mirapalhete e pela equipe de projetos do Setor de Engenharia e Manutenção da Univates, implementou conceitos e tecnologias de sustentabilidade, que oferecem mais conforto aos usuários e eficiência energética para a edificação. Segundo o coordenador do Setor de Engenharia e Manutenção, Robledo Goulart Müller, tais diferenciais são definidos como padrão para projetos novos da Instituição.

São muitos os destaques do Prédio 17. Na área central de circulação de pessoas há a inserção de vegetação que permite o resfriamento passivo da edificação. Este espaço está localizado na direção dos ventos predominantes da região do Vale do Taquari e junto a uma fachada envidraçada, o que facilita a troca térmica. Além disso, no fechamento lateral e da cobertura foi utilizada telha aluzinc trapezoidal termoacústica, há ventilação com efeito chaminé – que faz com que o ar quente saia pelo ponto mais alto da cobertura e entre renovado e com temperatura mais baixa nas esquadrias laterais –, recuo das paredes da fachada principal do bloco de salas de aula – criando uma proteção solar nas aberturas das esquadrais –, cisterna para lavagem do piso dos laboratórios e irrigação dos canteiros.

O diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), Mouriac Halen Diemer, destaca que os laboratórios permitem aos alunos aplicar conhecimentos teóricos e fazer experimentações, preparando-os para a vida profissional e garantindo, assim, formação integral. “A construção deste espaço revela o compromisso que a Univates tem com a qualidade de seus cursos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Design e Design de Moda, e o comprometimento com o desenvolvimento de nossa região, formando profissionais preparados para os desafios da profissão”, ressalta o professor.

Após a cerimônia de inauguração do Prédio 17, ocorrerá, às 20h45min, no Ginásio de Arena do Complexo Esportivo, o show com a banda Pouca Vogal. O evento é uma parceria da Univates e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Tuane Eggers

Prédio 17 oferece mais conforto aos usuários e eficiência energética para a edificação

Tuane Eggers