Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Empresas da Inovates e projeto da Univates participam de Catálogo de Tecnologias Verdes

Postado em 03/05/2012 11h15min

Por -

O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) abriu a todos os seus associados uma oportunidade para enviarem suas tecnologias desenvolvidas para serem apresentadas ao setor empresarial em âmbito nacional. O objetivo foi criar um catálogo de empresas que desenvolvem “Tecnologias Verdes”, tecnologias limpas e sustentáveis nas mais diversas áreas: energia, química, materiais, ambiental, nanotecnologia, biotecnologia, entre outros.

Um projeto do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Univates e três empresas do Centro Tecnológico da Univates – Inovates – enviaram seus projetos para o Fortec e foram aprovados. O catálogo foi lançado no VI Encontro Nacional do Fortec, em Belém, Pará. O evento ocorreu no mês de abril, com o tema: Economia verde, negócios sustentáveis. As tecnologias verdes são especialmente concebidas e produzidas para prevenir, compensar, aliviar ou melhorar o ecossistema e a qualidade de vida das pessoas.

O desenvolvimento de um reator fotoquímico para degradação de efluentes aquosos foi o projeto apresentado pelo NITT. Na área de tratamento de efluentes, existem diversas técnicas de tratamento disponíveis, sendo que alguns tratamentos convencionais não possibilitam o descarte adequado do efluente mesmo após seu tratamento. Efluentes industriais são cada vez mais controlados pelos órgãos ambientais devido ao seu potencial tóxico ao meio ambiente.

Existem diversas formas para o tratamento destes efluentes. Porém, muitas vezes, o tratamento convencional se torna limitado e o efluente, mesmo após tratado, não apresenta parâmetros adequados para descarte. Em virtude disso, instigado a buscar e a desenvolver técnicas de degradação mais eficientes, o Núcleo de Eletrofotoquímica e Materiais Poliméricos/Univates (Nemp), coordenado pela professora Simone Stülp, vem desenvolvendo um reator fotoquímico capaz de degradar certos efluentes aquosos industriais. Em especial, aqueles efluentes provenientes do tingimento de gemas, visando ao reuso. Caracteriza-se como inovação de produto, enquadrando-se como modelo de utilidade.

Já as empresas aprovadas da Inovates foram:

Alvap Engenharia – indústria especializada na produção de geradores de ozônio de pequeno porte, oferecendo seus produtos para desinfecção de água para hidroponia e piscinas residenciais e desinfecção de ambientes.

EBH Engenharia – desenvolve estações de tratamento de água compactas. Fabricadas em PVC com revestimento em fibra, utilizam elementos filtrantes selecionados a partir da demanda de potabilidade da água, sem a adição de produtos químicos. Filtros dimensionados de acordo com a vazão de água requerida, sendo empregados em reuso de águas, potabilização de águas pluviais, tratamento de águas de poços artesianos e superficiais.

Parisotto Economizadores – produz um biodigestor que transforma matéria orgânica em gás combustível e fertilizante, e na geração de energia elétrica. O biodigestor é uma opção valiosa para o aproveitamento de dejetos suínos nas propriedades rurais.

A publicação no catálogo é uma importante oportunidade para as empresas apresentarem suas tecnologias ambientais e sustentáveis, de modo que seja produzido um documento síntese que possa ser amplamente divulgado. O mundo estará olhando para o Brasil como um importante protagonista na proposição de soluções às questões da economia verde e da sustentabilidade socioambiental.


Fonte: Inovates/Univates

Notícias Relacionadas