Oficina da Farmácia-Escola aborda uso racional e armazenamento correto de medicamentos

Postado em 26/07/2012 14h55min

Por Ana Paula Vieira Labres

Com o objetivo de proporcionar o bem-estar da população lajeadense e regional, a Farmácia-Escola da Univates tem desenvolvido diversas oficinas e atividades. Entre elas, está a oficina de “Farmácia Caseira”, realizada na última quarta-feira, dia 25 de julho. O evento abordou o uso racional e o armazenamento correto de medicamentos, tanto de uso esporádico, como de administração contínua.

A oficina, ministrada pelos alunos da Univates Rosilene Schmitz e Liane Reitel, do curso de Farmárica e Willian Hoppe, de Biomedicina, contou com grande número de participantes nos turnos da manhã e tarde. Quem assistiu à explicação dos acadêmicos teve a oportunidade de visualizar na prática a desintegração dos diversos tipos de formas farmacêuticas (líquido, pó, comprimido, cápsula e drágea). Durante o encontro, também foram esclarecidas dúvidas quanto à administração dos horários e organização dos medicamentos durante um tratamento médico.

Segundo a coordenadora da Farmácia-Escola, Juliana de Souza, tão importante quanto a adesão ao tratamento, cumprindo horário e posologia prescrita, é o descarte correto dos medicamentos. “Sobras de antimicrobianos, por exemplo, expostos ao ambiente podem facilitar a resistência bacteriana, tornando-se um sério risco à saúde”, destacou a farmacêutica.

A equipe da Farmácia-Escola programa para os próximos meses mais oficinas, com a seguinte temática: “Utilização de chás”, “Tratamento para o tabagismo” e “Confecção de caixinhas para a organização de medicamentos e dispositivos”.

Saiba mais:

A Farmácia-Escola da Univates conta com o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Quem tiver sobras de medicamentos ou medicamentos vencidos pode descartá-los na Farmácia, que está localizada na rua Júlio de Castilhos, no 215, em Lajeado.

Detalhes e informações pelo e-mail farmaciaescola@univates.br, ou pelo telefone (51) 3982-1410.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Divulgação

Farmácia-Escola da Univates desenvolve diversas oficinas e atividades gratuitas para a comunidade

Ana Paula Vieira Labres