Recursos hídricos são tema de debate na Univates

Postado em 24/09/2012 20h47min

Por Tuane Eggers

Nesta segunda-feira, dia 24, a Univates realizou, em parceria com a Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune), o evento “Recursos Hídricos: debater para participar”. A atividade teve o objetivo de debater sobre vários aspectos dos recursos hídricos, envolvendo consumo, crise, bacias hidrográficas e problemas com a água.

Durante a noite, foi apresentado o vídeo “A história da água engarrafada” e, em seguida, os participantes debateram sobre os aspectos abordados. Entre eles: a potabilidade da água, o odor e o gosto presentes nesse recurso, as formas de tratamento, a desatualização dos padrões de potabilidade da água e a contaminação por agrotóxicos.

Uma das organizadoras do evento, professora Jane Mazzarino, falou sobre a qualidade da água nas bacias hidrográficas da região. “Tem alguns lugares em que a condição da água está preocupante. Vocês poderão ver pontos vermelhos no mapa, que representa a pior condição e isso certamente afeta também o gosto da água”, explicou. Outra organizadora do evento, professora Luciana Turatti, questionou os participantes sobre a relação das “águas engarrafadas” com o capitalismo e as empresas interessadas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5540.

Texto: Tuane Eggers

Debate abordou temas como consumo, crise, bacias hidrográficas e problemas com a água