Instituições fortalecem relação

Lajeado - A Fundação Oswaldo Carlos van Leeuwen - Educativa, Cultural e Assistencial firmou ontem convênio com a Fundação Vale do Taquari de Ensino Superior (Fuvates), a mantenedora do Centro Universitário Univates. Ao fortalecer relações, as instituições buscam, juntas, a obtenção de outorga de um canal de radiodifusão educativa aberto na região. A assinatura do documento, segundo o presidente da Fundação Oswaldo Carlos, João Carlos Britto, facilita o cumprimento das exigências legais do Ministério das Comunicações e atende ao quesito estrutural tanto de pessoas como de recursos para a instituição conseguir se manter. "A ideia do fortalecimento é ter um canal aberto de televisão. Outra opção seria a fundação e a Univates pedirem, cada uma por si, um canal aberto, mas temos que trabalhar em conjunto e não dividir as forças", avalia.

O reitor da Univates, Ney Lazzari, salientou que a partir de agora, a instituição irá dar prosseguimento ao cumprimento das exigências em busca da outorga. "Estamos falando de comunicação, de educação e de duas instituições. Seu Oswaldo foi quase um Dom Quixote na questão da televisão. Todos sabem do esforço dispensado por ele em ter uma televisão aqui. E vamos utilizar toda a história criada pelo seu Oswaldo para que futuramente consigamos alcançar este canal", frisou o reitor.

A Fundação Oswaldo Carlos van Leeuwen foi criada em dezembro de 1991. Três anos depois, a instituição conseguiu a transmissão da TV Educativa, com a retransmissão da programação da TVE/RS, por meio de convênio com Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão. Nessa época, havia também a produção de um telejornal local diário de 30 minutos. Esta parceria se manteve até 2003. A TV Educativa de Lajeado se caracterizou como a primeira TV comunitária do Estado do Rio Grande do Sul.

Homenagem
Durante a cerimônia, realizada na Sede Social da Univates, o diretor-presidente da Rede Vale de Comunicação (RVC), Oswaldo Carlos van Leeuwen, recebeu uma placa de reconhecimento a sua trajetória dentro da comunicação. "Na vida, nada acontece por um passe de mágica, nem depende exclusivamente do esforço individual. Se cheguei onde estou e hoje sou agraciado, é graças às pessoas que acreditaram que era possível ir além e apostaram nas ideias apresentadas", agradeceu seu Oswaldo.

Fonte: Jornal O Informativo do Vale

Oficina da Farmácia-Escola aborda uso racional e armazenamento correto de medicamentos

Com o objetivo de proporcionar o bem-estar da população lajeadense e regional, a Farmácia-Escola da Univates tem desenvolvido diversas oficinas e atividades. Entre elas, está a oficina de “Farmácia Caseira”, realizada na última quarta-feira, dia 25 de julho. O evento abordou o uso racional e o armazenamento correto de medicamentos, tanto de uso esporádico, como de administração contínua.

A oficina, ministrada pelos alunos da Univates Rosilene Schmitz e Liane Reitel, do curso de Farmárica e Willian Hoppe, de Biomedicina, contou com grande número de participantes nos turnos da manhã e tarde. Quem assistiu à explicação dos acadêmicos teve a oportunidade de visualizar na prática a desintegração dos diversos tipos de formas farmacêuticas (líquido, pó, comprimido, cápsula e drágea). Durante o encontro, também foram esclarecidas dúvidas quanto à administração dos horários e organização dos medicamentos durante um tratamento médico.

Segundo a coordenadora da Farmácia-Escola, Juliana de Souza, tão importante quanto a adesão ao tratamento, cumprindo horário e posologia prescrita, é o descarte correto dos medicamentos. “Sobras de antimicrobianos, por exemplo, expostos ao ambiente podem facilitar a resistência bacteriana, tornando-se um sério risco à saúde”, destacou a farmacêutica.

A equipe da Farmácia-Escola programa para os próximos meses mais oficinas, com a seguinte temática: “Utilização de chás”, “Tratamento para o tabagismo” e “Confecção de caixinhas para a organização de medicamentos e dispositivos”.

Saiba mais:

A Farmácia-Escola da Univates conta com o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Quem tiver sobras de medicamentos ou medicamentos vencidos pode descartá-los na Farmácia, que está localizada na rua Júlio de Castilhos, no 215, em Lajeado.

Detalhes e informações pelo e-mail farmaciaescola@univates.br, ou pelo telefone (51) 3982-1410.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Univates oferece curso de Rotulagem de Alimentos Embalados

A Univates oferece, no dia 17 de agosto, no turno da noite, o curso de Rotulagem de Alimentos Embalados. Os objetivos são: possibilitar a compreensão quanto aos aditivos que podem ser usados nos alimentos, segundo as Boas Práticas de Fabricação, elaboração de lista de ingredientes, de acordo com a legislação, e montagem de tabelas de informação nutricional, entre outros. O curso é voltado a alunos e profissionais da área de alimentos.

Ferramentas criativas em design são tema de curso

A Univates oferece, nos dias 15 e 22 de setembro, o curso de Ferramentas Criativas em Design. Os objetivos são proporcionar aos alunos métodos e ferramentas para o exercício da criatividade no desenvolvimento de produtos, realizar atividades que gerem uma grande possibilidade de alternativas para serem trabalhadas posteriormente e possibilitar a reflexão e análise crítica quanto à ferramenta adequada para aplicação no desenvolvimento de produto. A atividade é voltada a alunos dos cursos de Design e Design de Moda e comunidade em geral que necessite de ferramentas criativas para o trabalho, como publicitários, designers e profissionais da área de criação.