Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Atividades experimentais e simulações computacionais: possibilidades de despertar o gosto pelas Ciências Exatas na Escola Básica

Coordenação: Prof. Dra. Marli Teresinha Quartieri

Pesquisadores:

Marli Teresinha Quartieri
Miriam Inês Marchi
Italo Gabriel Neide

Maria Madalena Dullius


Voluntários(as):

2


Bolsistas:

5


Mestrandos:

2


Doutorandos:

6


Órgãos Financiadores:

CNPq


Resumo:

O projeto de pesquisa intitulado “Atividades experimentais e simulações computacionais: possibilidades de despertar o gosto pelas Ciências Exatas na Escola Básica” tem por objetivo investigar as implicações do envolvimento de professores e de alunos da Educação Básica em atividades de experimentação e de simulação computacional para os processos de ensino e de aprendizagem de disciplinas da área de Ciências Exatas. Esta pesquisa científica se caracteriza como qualitativa e pretende seguir pressupostos da pesquisa-ação. Serão desenvolvidas duas ações: cursos de formação continuada e o evento denominado Aprender Experimentando. Os cursos de formação continuada serão destinados para professores da Educação Básica com o objetivo de explorar e problematizar experimentos interativos e simulações computacionais na área de Ciências Exatas os quais poderão ser desenvolvidos na prática pedagógica. O evento Aprender Experimentando proporcionará oportunidade aos participantes de serem cientistas por algumas horas, pois serão convidados a manipular, observar, analisar, explicar, interpretar, prever e compreender experimentos. Durante estas ações serão realizados questionários, entrevistas e filmagens para coleta de dados. Também serão coletados materiais produzidos nas aulas dos professores participantes da formação continuada. Os dados emergentes destes instrumentos serão analisados a luz de referenciais teóricos. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências Exatas na Educação Básica, bem como fomentar o gosto por esta área e despertar o espírito científico.