Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Empresa residente do Tecnovates tem primeiros serviços patenteados

Postado as 12/02/2019 10:42:46

Por Isabel Pavan

Nicole Morás

Uma grande conquista. Foi o que o diretor da Alvap Engenharia, Alberto Valdameri (37), alcançou após oito anos de espera e grandes expectativas. Em dezembro de 2018 o engenheiro eletricista recebeu a notícia de que suas solicitações de patente haviam sido deferidas. Entre todas as empresas incubadas ou graduadas da  Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), esta foi a primeira a ter seus serviços patenteados. Em 2009 a empresa iniciou como incubada e desde 2012 é graduada na Inovates, na qual o diretor afirma que teve todo o suporte, com laboratórios e pessoas, para desenvolver seu negócio. Hoje a Alvap é residente do Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates), onde desenvolve e produz geradores de ozônio específicos para cada aplicação realizada pela empresa.

A Alvap desenvolveu uma tecnologia que permite o manejo do ozônio na limpeza de frutas, purificação de água, entre outras utilizações na indústria e agricultura. Neste caso a patente foi concedida a três serviços: controle da qualidade do ar em incubatório de ovos e desinfecção de ovos férteis e de ordenhadeiras. Além desses, a Alvap oferece outros sete serviços de controle de qualidade do ar, todos no ramo do agronegócio. “O principal benefício de nosso produto é ser uma tecnologia limpa, que não deixa resíduos químicos”, ressalta Valdameri. O empresário explica que com o uso de ozônio é possível limpar piscinas, reduzindo em 80% o uso do cloro. A inovação ainda rendeu à empresa o Prêmio Comung/BRDE de Empreendedorismo em Empresas Incubadas.

Agora, com as patentes concedidas, a Alvap tem um grande diferencial no mercado. A conquista garante à empresa exclusividade na exploração da tecnologia, que pode ser apenas utilizada pela Alvap ou comercializada para outros empreendimentos, dependendo da autorização do proprietário. Para Valdameri, os serviços patenteados são muito importantes.

Ter a patente garante uma certa proteção comercial, depois de anos de estudo, além de ser um reconhecimento pelo trabalho realizado
Diretor da Alvap Engenharia, Alberto Valdameri

O que é a Inovates?

Ana Amélia Ritt

A Incubadora Tecnológica da Univates hospeda empreendimentos, envolvendo novos produtos ou prestação de serviços caracterizados pelo conteúdo tecnológico e pela inovação de seus processos e modelos de negócios. Segundo o gestor da Inovates, Michel Machado, durante o período de incubação as empresas têm apoio de mentores nas áreas de tecnologia, empreendedorismo, gestão, mercado e capital, além de consultorias, treinamentos e apoio na participação em cursos e eventos, e podem utilizar a estrutura física da incubadora e os laboratórios do Tecnovates.

Mais informações sobre a Inovates podem ser obtidas no site, pelo telefone (51) 3714-7017 ou pelo e-mail inovates@univates.br.