Ambiente de inovação e de prática profissional

Postado as 21/12/2018 09:45:08

Por Nicole Morás

Ambientes de inovação e de desenvolvimento de pesquisas e novos negócios, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e a Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) também são espaços para interação com a Universidade. Exemplo disso é a parceria do Tecnovates e da Inovates realizada com cinco disciplinas dos cursos de graduação presenciais e de um curso técnico da Univates durante o segundo semestre de 2018. No total, foram cerca de 120 estudantes envolvidos e sete projetos ou empresas atendidos. Além disso, em torno de 25 turmas visitaram o Parque e a Incubadora no ano de 2018.

Para a coordenadora administrativa do Tecnovates, Cíntia Agostini, essa aproximação com as disciplinas tem rendido bons frutos. “Para os alunos é um aprendizado que une a teoria à prática. Possibilita aos alunos se qualificarem e começarem a construção de seus portfólios profissionais. Para as empresas, entendendo que os resultados são acadêmicos, é a oportunidade de interagir com professores e alunos de diferentes cursos da Instituição e de qualificar seus negócios e seu processo de empreender”, analisa.

Divulgação

Para Cristiano Fortes Zanin, sócio-fundador da Yonder Education, uma das sugestões do grupo da disciplina de Projeto de Campanhas Publicitárias, que desenvolveu a campanha de publicidade digital da empresa, já foi utilizada. “Recebemos feedback positivo sobre a interação orgânica em razão de posicionamento profissional sobre como a experiência do cliente está sendo apresentada. Além disso, o grupo fez vários apontamentos que estão de acordo com o que já imaginávamos, mas os estudantes conseguiram tornar isso mais tangível. Antes havia ideia de algumas mudanças e eles apontaram como realizá-las, especialmente em relação às questões técnicas dos recursos de comunicação. E isso será utilizado”, explica Zanin, evidenciando como a interação da incubada com os estudantes pode contribuir para as atividades da empresa.

Confira quais foram as disciplinas dos cursos de graduação presenciais que realizaram atividades no Tecnovates neste semestre:

Projeto de Campanhas Publicitárias
Publicidade e Propaganda
Professora Elizete de Azevedo Kreutz

Atividade realizada: criação e desenvolvimento de uma campanha publicitária considerando as necessidades do cliente. Para isso, os estudantes realizaram as etapas de briefing, pesquisa sobre a marca do cliente, análise de mercado, planejamento estratégico e proposta.

De acordo com a professora Elizete, essa é uma oportunidade para os estudantes terem um cliente real, cujo exercício acadêmico torna-se uma prática de mercado. Também é uma oportunidade de conhecer o Tecnovates, o seu potencial, bem como o das empresas incubadas e, ao mesmo tempo, de os empresários conhecerem a área e futuros publicitários. “Esperamos que isso gere parcerias futuras entre eles”, afirma ela.

Empresas incubadas atendidas no projeto: Requisittus - produto Avalie; Yonder Education; Quintos - produto Truu App; LZR Engenharia.

Estágio Supervisionado - Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Design

Professor Rodrigo Brod

O professor Bord explica que a disciplina contempla uma prática real de atendimento a clientes com necessidades em design.

Projetos pré-incubados na Inovates atendidos pela disciplina: Origem; Nosso Quintal; Pró-Bios; Adapt.

Direito Empresarial I

Direito

Professor Junior Willig

Atividade realizada: aula aberta com o tema “Formas Consensuais de Solução de Conflitos Empresariais”, realizada no dia 29/11, às 9h, no auditório do Tecnovates, em parceria com a Clínica Jurídica.

De acordo com Willig, a construção de um conteúdo teórico, muitas vezes, é uma área que o estudante naturalmente desenvolve no dia a dia da academia. “No entanto, transportar o conteúdo teórico para a área profissional é novo para os estudantes que estão na disciplina de Direito Empresarial I. Para muitos foi o primeiro contato com a prática profissional real. Trocar experiências e se desafiar na hora de desenvolver o conteúdo teórico diante de profissionais de empresas do Tecnovates tiraram os estudantes da zona de conforto da sala de aula e abriram um novo horizonte na sua formação”, avalia.

Áudio Publicitário

Publicidade e Propaganda
Fábio Kraemer

Atividade realizada: produção de spots que serão reproduzidos na Rádio Univates para contribuir com o marketing do Parque em geral e spots específicos para o “Momento Tecnovates”, que ocorre toda terça-feira às 8h30min na Rádio Univates.

Análise Sensorial
Curso Técnico em Alimentos
Lisangela Bagatini

Atividade realizada: análise sensorial de produto de empresa vinculada ao Tecnovates. A prática foi usada para diagnóstico e interpretação das características dos alimentos e materiais. A atividade é empregada nos processos vinculados às indústrias, desde a fabricação de produtos até a pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade destes produtos. Além disso, faz parte de um conjunto de análises que são realizadas nos processos.

Vestibular Univates

Os cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Direito são opções no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas aqui. Os interessados em concorrer a uma vaga agora podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017.

Além desses, há outros 33 cursos de graduação presenciais e 17 a distância que disponibilizam vagas para ingresso em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates (polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.