Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Plantas piloto de produção da Univates aumentam capacidade de testes para empresas

Postado as 15/03/2019 14:42:51

Por Isabel Pavan

Tiago Silva

Realizar pesquisas, criar novos produtos e testar a qualidade podem ser tarefas difíceis, porém indispensáveis para uma empresa. No Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates), laboratórios de diversos ramos de pesquisa realizam esses processos. Desde 2014, com a implantação do Parque, a Instituição tem utilizado plantas piloto de produção, método que busca aumentar a escala de pesquisas e aperfeiçoar os resultados obtidos.

O processo de desenvolvimento de um novo produto passa por diferentes etapas. Antes de o produto chegar até a larga escala de produção, são necessários testes e ajustes nas condições do processo até que se obtenha a formulação desejada. Para isso, uma planta piloto de produção pode ser utilizada. Segundo a coordenadora de laboratórios do Centro Tecnológico de Pesquisa e Produção de Alimentos (CTPPA) da Univates, Nara Paula Schmeier, esta é uma unidade de produção com equipamentos e processos semelhantes a uma planta industrial, porém em escala menor.

A planta piloto possibilita às indústrias desenvolverem produtos com características muito próximas às obtidas com a planta industrial. Nara explica que esse método permite testar infinitas formulações e condições de preparo que, se fossem realizadas diretamente na planta industrial, representariam elevados custos para a indústria. “Testar apenas em larga escala gera desvantagens para a empresa, seja pela quantidade de matéria-prima necessária, descarte de formulações que não tiveram êxito ou pelo custo de uma planta industrial não produzindo mercadorias já consolidadas”, comenta.

Isabel Pavan

Conforme a coordenadora, no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos Lácteos, localizado no Tecnovates, por exemplo, ela é utilizada para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, bem como aprimoramento dos já existentes. A função da planta, também chamada de microusina, é testar e elaborar o produto desejado em proporções menores, mas que depois possa ser reproduzido em escala industrial, conforme explica Nara.

Além do laboratório já citado, a Univates tem o Laboratório de Biotransformação de Alimentos e o Laboratório de Práticas de Produção de Alimentos (Food FabLab), ambos no Tecnovates, e o Centro de Estudos de Biogás e Energias Renováveis (Ceber). Todas essas estruturas são disponibilizadas pela Instituição e possibilitam pesquisas e desenvolvimento em escala piloto à disposição das empresas da região.

Conheça o Tecnovates

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari é um ambiente de inovação, de iniciativa da Univates, vinculado à Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins), que conta com o apoio de entidades públicas e privadas. Oferece a pessoas e empresas nacionais e internacionais estrutura para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), principalmente nas áreas de tecnologia de alimentos, tecnologias ambientais e energéticas e tecnologias em saúde e bem-estar, tendo como suporte as tecnologias da informação e da indústria criativa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tecnovates@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5956, 5908 e 5940.