Lucas George Wendt

Inovates tem cinco novas empresas incubadas

Postado as 17/07/2020 16:33:54

Por Nicole Morás

Com o objetivo de apoiar novos empreendedores na produção e prestação de serviços caracterizados pelo conteúdo tecnológico e pela inovação de seus processos e modelos de negócios, a Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) realiza periodicamente bancas de incubação. Nelas, os empreendedores apresentam o plano de negócios, elaborado na fase de pré-incubação, para a avaliação de uma banca. Se aprovadas, as empresas precisam ser constituídas e passam a ser incubadas, ou seja, contam com o apoio e a infraestrutura da Inovates para colocarem em prática seu plano de negócios.

Nas últimas semanas, cinco empresas passaram por esse processo e se tornaram incubadas: PróBios - produção de alimentos à base de kefir; VDKB - produção de Kombucha; Podange - produção de artigos de vestuário com tecidos inteligentes; Alquimista de Sabores - produção de geleias sem aditivos; e TermoChima - produção de termômetros para chimarrão. Para a qualificação das propostas, foram avaliados critérios como capacidade empreendedora da equipe, grau de inovação do produto e/ou modelo de negócio, previsões de investimento e de retorno, estratégias de mercado e preparo técnico/gerencial dos sócios. Conforme o gestor da Inovates, Michel Machado, essas foram as primeiras edições virtuais das bancas.

A partir deste momento é criado um novo plano de ação e o planejamento realizado na pré-incubação é colocado em prática. Obrigatoriamente todas as empresas devem constituir pessoa jurídica e continuam com acesso às mentorias empreendedoras, tecnológicas, de gestão, mercado e capital. Inicia-se também o processo de aproximação das empresas com parceiros de mercado e de validação em escala dos seus produtos, mantendo sempre o caráter inovador na busca de novos potenciais produtos ou serviços
Michel Machado, gestor da Inovates

Lucas George Wendt

Em Lajeado desde 2017, a goiana Marcela Mendes Salazar Mingireanov, da PróBios, explica que, por sua formação como bióloga e com doutorado em Genética e Biologia Molecular, sempre buscou ter proximidade com universidades e centros de pesquisa nas cidades onde morou. “Foi assim que conheci o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, o Tecnovates. Iniciamos o processo de pré-incubação em julho de 2019, pois acreditamos que essa parceria nos fortaleceria tanto para entender e pesquisar nosso produto como para alavancar nosso negócio”, afirma.

A empreendedora acrescenta que muitas das ações da PróBios foram feitas com base nas mentorias realizadas durante a pré-incubação.

“Desde a concepção do negócio, em janeiro de 2019, a PróBios investe bastante em pesquisas. Nesse tempo conseguimos aumentar a validade de nossos produtos de 7 para 21 dias, tornando-os competitivos com os que hoje estão no mercado, mas com o diferencial de serem feitos com o verdadeiro kefir. Com a aprovação na banca de incubação, nossa expectativa é que a proximidade com o Parque possa nos auxiliar em novos projetos de desenvolvimento de produtos e otimização de processos, e também possa nos aproximar do mercado e dar visibilidade à empresa, já que agora conseguimos a licença para venda dos nossos produtos fora de Estrela, onde fica nossa sede”, explica Marcela.

As bancas contaram com a participação de André Bucker, Angela Maria Haberkamp, Cíntia Agostini, Cristiani Reimers, Flávio Milman Shansis, Gilmar Neitzke, Michel Machado, Odorico Konrad, Rodrigo Brod, Rogério Vilibaldo Wink, Simone Stulp, Carlos Cândido da Silva Cyrne e Guilherme Cé.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7017 ou pelo e-mail inovates@univates.br.

Conheça as empresas

Alquimista de Sabores - Produção artesanal de alimentos (geleias feitas a mão), sem quaisquer componentes químicos, que se caracterizam pelo uso de frutas e flores selecionadas e produzidas sem agrotóxicos.

VDKB Kombucha - Promove a saúde por meio de uma bebida saudável, saborosa, naturalmente colorida e gaseificada para todos aqueles que estão em busca da essência do que a natureza pode oferecer. A bebida é fermentada a partir da combinação de chás, açúcar e bactérias do bem.

PróBios - É uma empresa que trabalha para entregar aos clientes produtos saudáveis e saborosos à base de kefir. Os produtos são feitos de forma artesanal com o verdadeiro kefir.

Podange - Pesquisa, fabricação e comercialização de roupas com tecidos inteligentes. Inovação e tecnologia que promovem benefícios à saúde.

TermoChima - Termômetro digital para chimarrão, com avisos sonoros e luminosos. Seu chimarrão na temperatura certa.