Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

American Nutrients, empresa parceira do Tecnovates, utiliza estrutura do Parque para desenvolvimento de novos produtos

Postado as 20/08/2020 10:38:48

Por Redação

A estrutura do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), que faz parte da Universidade do Vale do Taquari - Univates, configura-se como espaço de desenvolvimento estratégico para empresas da região. Uma das empresas que usufruem da estrutura do Tecnovates é a American Nutrients, de Teutônia, organização parceira do Parque que atua em segmentos de sanitização e limpeza profissional tecnológica para indústrias de produção de alimentos e setores de produção animal, sanidade, bem-estar humano e segurança alimentar. 

Esse universo é muito conhecido por Claus Kettermann, que em 2010 atuava em duas frentes profissionais. Era executivo de negócios de uma multinacional no setor de nutrição animal e, ao mesmo tempo, lançava as sementes de um negócio futuro, também nesse mesmo segmento. Foi nesse período que ele contratou dois funcionários e ergueu as paredes de um prédio industrial, que viria a se tornar a primeira unidade fabril da American Nutrients, na cidade de Teutônia. Na sua primeira fase, o foco foi o desenvolvimento de um aditivo alimentar animal, exportado para países como Chile e EUA. 

Visando a contribuir ainda mais para a biosseguridade do agronegócio, saúde e bem-estar animal, a American Nutrients lançou novos produtos no primeiro semestre de 2020. Um deles é o suplemento energético proteico American Energy, que passou por um processo de desenvolvimento de dois anos. O produto busca reduzir a mortalidade neonatal decorrente principalmente do baixo peso dos animais ao nascer. Esse produto é indicado para leitões em fase de maternidade e creche.

Ao longo da jornada, a American Nutrients desenvolveu parcerias estratégicas, uma delas firmada com o Tecnovates. O Parque é uma importante extensão do setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da American Nutrients, auxiliando no processo de desenvolvimento de novos produtos, realização de pesquisas aplicadas e controle de qualidade envolvendo produtos já contemplados no portfólio da empresa. “Precisávamos de laboratórios e tecnologia, e o Tecnovates nos ofereceu esse recurso”, destaca Claus.

Divulgação

A American Nutrients

Atualmente, o foco de atuação da American Nutrients está no segmento de aditivos e suplementos alimentares para produção animal, neutralizador de odores, sanitização e limpeza profissional tecnológica para indústrias de alimentos e setores de produção animal, sanidade, bem-estar humano e segurança dos alimentos. A empresa atende o mercado nacional e internacional, sendo seus clientes os produtores e indústrias alimentícias e do agronegócio ligadas à produção de alimentos. Em 2017 Claus se dedicou com exclusividade à American Nutrients, e Janara Kettermann, sua esposa, ingressou na sociedade, passando a realizando a gestão da empresa. Hoje, passados nove anos desde a sua criação, a empresa tem um parque produtivo com 1.200 m2 e outros 700 m2 em fase de finalização. 

Os dois funcionários passaram a ser 33, atendendo clientes como cooperativas e agroindústrias de produção de proteína animal. Além disso, a empresa exporta para países da América Central, América do Sul e Ásia.

Texto: O texto foi publicado no Jornal Correio do Povo em 10/08/2020.  

Logo ods-8