Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Programa de Qualificação em Gestão de Parques Tecnológicos conclui formação com participação do Tecnovates em Porto Alegre

Postado as 04/09/2025 13:16:28

Por Lucas George Wendt

A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - Anprotec concluiu, nos dias 21 e 22 de agosto, o terceiro e último módulo do Programa de Qualificação em Gestão de Parques Tecnológicos, realizado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TECNOPUC), em Porto Alegre (RS). 

O programa, iniciado em junho no Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), em Campina Grande (PB), e seguido por Viçosa (MG) em julho, capacitou 54 gestores de ambientes de inovação em temas estratégicos como sustentabilidade econômico-financeira, internacionalização, redes globais, governança, marketing, captação de recursos e uso de inteligência artificial.

Entre os destaques desta etapa esteve a participação da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, representado pela gestora Cristiani Reimers, que contribuiu na apresentação de experiências e boas práticas desenvolvidas no Vale do Taquari. O case ressaltou o papel dos parques tecnológicos regionais como agentes de transformação, alinhados às tendências globais, mas atentos às realidades locais.

Conexão entre teoria e prática

O primeiro dia foi marcado por workshops e debates conduzidos por especialistas como Marcelo Favaro (ZENIT/UFRGS), Tony Chierighini (Anprotec), Jorge Audy (TECNOPUC) e Ricardo Luiz do Nascimento (Finep). À tarde, sob mediação de Daniela Eckert (REGINP), foram apresentados cases nacionais que evidenciam a força dos ecossistemas regionais, entre eles o Promove Lajeado, com a presença de Ney Lazzari (ex-reitor da Univates e ex-presidente da mantenedora da Instituição), e a experiência do Tecnovates/Univates, apresentada por Cristiani Reimers.

O espaço serviu para mostrar como o parque tecnológico vinculado à Univates vem fortalecendo conexões entre empresas, universidade e sociedade, apoiando o desenvolvimento sustentável e estimulando a inovação no interior do Rio Grande do Sul.

Olhar internacional e visitas técnicas

No segundo dia, os participantes acompanharam palestras de Josep Pique (Barcelona), Santiago Uribe (Medellín) e representantes do PI Buenos Aires (Argentina), que compartilharam estratégias de internacionalização de ecossistemas. As visitas técnicas ao Tecnosinos (Unisinos) e ao Instituto Caldeira, em Porto Alegre, reforçaram a vivência prática dos gestores.

Encerramento

Com o módulo realizado em Porto Alegre, o Programa de Qualificação em Gestão de Parques Tecnológicos formou sua primeira turma de gestores capacitados, encerrando um ciclo iniciado em junho. A Anprotec destacou a contribuição de todos os palestrantes e instituições envolvidas: André Tchernobilsky (Nebula Prima), Artur Gibbon (Grande Pacto de Rio Grande), Carlos Eduardo Aranha (Sebrae), Cristiani Reimers (Univates), Daniela Carrion (TECNOPUC), Daniela Eckert (REGINP), Eduardo Vieira (Sapiens Parque), Esteban Cassin (PI Buenos Aires), Ezequiel Mesquita (PI Buenos Aires), Flávia Fiorin (TECNOPUC), Irmão Manuir Mentges (PUCRS), Jorge Audy (TECNOPUC), Josep Pique (Barcelona), Luiz Carlos Pinto (Pacto Alegre), Marcelo Favaro (ZENIT/UFRGS), Marcelo Nunes (PIT), Nei Lazzari (Promove Lajeado), Paulo Alvim, Pedro Valério (Instituto Caldeira), Publio Ribeiro (MCTI), Ricardo Luiz do Nascimento (Finep), Santiago Uribe (Medellín), Silvio Bitencourt (Tecnosinos) e Tony Chierighini (Anprotec).