ESTRUTURA CURRICULAR

CÓD
NOME
952305
marketing em sociedades cooperativas
EMENTA: Comercialização com ênfase na administração de marketing de cooperativas - planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e a atividade de vendas: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição
  • CH: 24
  • CR: 2
952313
auditoria e controladoria nas sociedades cooperativas
EMENTA: Problemas contábeis e financeiros das sociedades cooperativas - aspectos mais relevantes com influência na apuração dos resultados, detalhamento dos aspectos tributários específicos e abordagem sobre os controles internos.
  • CH: 24
  • CR: 2
990001
comportamento e comunicação nas organizações cooperativas
EMENTA: A influência do comportamento e da comunicação nas organizações cooperativas. Estratégias para o desenvolvimento de equipes efetivas.
  • CH: 32
  • CR: 3
990002
estudos organizacionais para executivos de cooperativas
EMENTA: Estratégia organizacional definida a partir do ambiente externo e dos recursos da organização cooperativa. Tipologia estratégica. Proposições inovadoras na área organizacional, mudanças comportamentais sociais, oportunidades de negócios. Temas organizacionais emergentes. Estudo de cenários.
  • CH: 32
  • CR: 3
990003
modelos de gestão cooperativa (à luz da doutrina)
EMENTA: Modelos de gestão, organização, direção e controle de cooperativas. Modelos de organização do quadro social.
  • CH: 24
  • CR: 2
990004
direito cooperativo
EMENTA: Legislação brasileira. Direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. O marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades dos segmentos cooperativos.
  • CH: 32
  • CR: 3
990005
tendências na gestão cooperativa
EMENTA: Estrutura de poder na sociedade cooperativa - diferentes modelos de gestão em cooperativas. Formas de organização do quadro social e forma de acesso dos cooperados aos cargos de gestão, no complexo e diversificado cenário nacional dos ramos cooperativos brasileiros.
  • CH: 24
  • CR: 2
990006
planejamento estratégico de marketing
EMENTA: A relação do Planejamento Estratégico com o Marketing. O processo de marketing: Análise do Mercado, Marketing Estratégico, Marketing Tático e Marketing de Relacionamento. Estratégias de Crescimento. Dinâmica Competitiva. Marketing e Geração de Valor.
  • CH: 32
  • CR: 3
990007
gestão financeira de cooperativas
EMENTA: Visão geral do mercado financeiro. Políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras.
  • CH: 32
  • CR: 3
990008
gestão tributária de cooperativas
EMENTA: O adequado tratamento tributário do ato cooperativo. Tributação em espécie das sociedades cooperativas: tributos federais, estaduais e municipais. Estudo de casos da jurisprudência tributária dos tribunais superiores.
  • CH: 32
  • CR: 3
992303
gestão socioambiental, ética e responsabilidade social
EMENTA: Agenda ambiental, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. Papel dos diferentes atores sociais. Responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, de produção, de sustentabilidade e de desenvolvimento. Indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental. Relatórios de sustentabilidade e performance ambiental e social. Ética Empresarial. Stakeholders. Responsabilidade social. Indicadores e métricas de responsabilidade social. Instrumentos de avaliação da performance social. Ações de responsabilidade social.
  • CH: 24
  • CR: 2
992304
inovação e criatividade nos negócios
EMENTA: Inovação: conceituação, aplicação, tipos de inovação, diferenças e relações com criatividade. Inovação no ambiente organizacional. Criatividade: conceitos e aplicações nas organizações.
  • CH: 24
  • CR: 2
992305
pesquisa para a tomada de decisão
EMENTA: Identificação de problemas organizacionais e delineamento de estratégias para sua resolução. Utilização de subsídios teóricos e método científico para resolver problemas nas organizações. Métodos e técnicas quantitativas e qualitativas. Uso de programas estatísticos.
  • CH: 24
  • CR: 2
TOTAL DE DISCIPLINAS: 13