ESTRUTURA CURRICULAR

CÓD
NOME
992301
comportamento e comunicação nas organizações
EMENTA: A influência do comportamento e da comunicação nas organizações. Estratégias para o desenvolvimento de equipes efetivas.
  • CH: 32
  • CR: 3
992302
estudos organizacionais para executivos
EMENTA: Estratégia organizacional definida a partir do ambiente externo e dos recursos da organização. Tipologia estratégica. Proposições inovadoras na área organizacional, mudanças comportamentais sociais, oportunidades de negócios. Temas organizacionais emergentes. Estudo de cenários.
  • CH: 32
  • CR: 3
992303
gestão socioambiental, ética e responsabilidade social
EMENTA: Agenda ambiental, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. Papel dos diferentes atores sociais. Responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, de produção, de sustentabilidade e de desenvolvimento. Indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental. Relatórios de sustentabilidade e performance ambiental e social. Ética Empresarial. Stakeholders. Responsabilidade social. Indicadores e métricas de responsabilidade social. Instrumentos de avaliação da performance social. Ações de responsabilidade social.
  • CH: 24
  • CR: 2
992304
inovação e criatividade nos negócios
EMENTA: Inovação: conceituação, aplicação, tipos de inovação, diferenças e relações com criatividade. Inovação no ambiente organizacional. Criatividade: conceitos e aplicações nas organizações.
  • CH: 24
  • CR: 2
992305
pesquisa para a tomada de decisão
EMENTA: Identificação de problemas organizacionais e delineamento de estratégias para sua resolução. Utilização de subsídios teóricos e método científico para resolver problemas nas organizações. Métodos e técnicas quantitativas e qualitativas. Uso de programas estatísticos.
  • CH: 24
  • CR: 2
992312
gestão estratégica de preços e custos
EMENTA: O custo como ferramenta estratégica e como elemento vital no processo decisório das organizações. As formas, métodos e estrutura do custo como instrumento estratégico das organizações. Efeito dos tributos sobre custos e preços. Aspectos quantitativos e qualitativos na formação de preços.
  • CH: 24
  • CR: 2
992501
negociação estratégica
EMENTA: Estratégia e tática de negociação. Comunicação e percepção na negociação. Negociação com cliente. Negociação com fornecedor e concorrentes. Negociação interna. A venda como negociação.
  • CH: 24
  • CR: 2
992901
comportamento do consumidor
EMENTA: O processo decisório. Diferenças individuais dos consumidores. Atitudes e motivações dos consumidores. Aspectos psicológicos ligados ao comportamento. A cultura e os grupos sociais como influenciadores do consumo. Análise do mercado competitivo. Demandas do mercado. Tipos e critérios de segmentação. Target e mercado-alvo. A natureza e o método de posicionamento. Diferenciação. Decisões e políticas de marketing alinhadas com o posicionamento.
  • CH: 32
  • CR: 3
992902
gestão de produtos e serviços
EMENTA: Definição de produto e serviço. Decisões sobre a linha de produtos. Ciclo de vida dos produtos. Desenvolvimento de novos produtos. Gestão de serviços: planejamento, tomada de decisão e controle em marketing de serviços. Ambiente de varejo e o encontro de serviços.
  • CH: 24
  • CR: 2
996101
marketing digital
EMENTA: Conceitos de Marketing Digital. Evolução do marketing digital. Marketing digital para pequena empresa. A era da informação e o consumo de mídia. Redação para os meios digitais.
  • CH: 24
  • CR: 2
996102
estratégia de precificação em negócios digitais
EMENTA: A transformação do conceito de precificação. Precificação e tecnologia. Job-to-be-done (Como calcular valor). Willingness to pay. Segmentação. Direcionadores psicológicos de preço. Tipos de estratégia de precificação. Tipos de modelos de receita.
  • CH: 32
  • CR: 3
996103
business intelligence e métricas de performance
EMENTA: Principais ferramentas de Marketing digital e suas aplicabilidades nas estratégias de marketing. As campanhas de marketing digital nas mídias sociais. Analytics. Planejamento e elaboração de ações a partir da utilização de ferramentas de Marketing Digital.
  • CH: 24
  • CR: 2
996104
promoção de vendas/merchandising
EMENTA: Atmosfera e ambientação do varejo. Experiências de consumo. Merchandising e Promoção de vendas em lojas físicas e no ambiente virtual. Promoção de vendas e suas tipologias. Promoção de vendas não monetária. Promoção de vendas monetária. Legislação da promoção de vendas. Desafios da gestão e da operação Omnichannel. Conexão trade marketing com omnichannel. O Intelligence Fullfilment: Shopping Journey: análise e entrega de soluções. Criando experiência de compra e de personalização em alto grau.
  • CH: 32
  • CR: 3
996105
ux design
EMENTA: Experiência do usuário: usabilidade, acessibilidade, design e arquitetura da informação. Padrões web. Conveniência como valor competitivo. Implicações legais de acessibilidade. Testes e metodologias de avaliação. Como os usuários usam sites (Desktop e Mobile). Extração de inteligência com a experiência do usuário. Estudos de sites para desktop e mobile. Prototipação em papel e com ferramentas digitais. Wireframes: tipos e ferramentas. Jornada do usuário.
  • CH: 24
  • CR: 2
TOTAL DE DISCIPLINAS: 14