ESTRUTURA CURRICULAR

CÓD
NOME
instrumentalização para o ensino a distancia
EMENTA: EAD na Univates. Manual do aluno EAD e da Pós-Graduação da Univates. Univates Virtual. E-mail Univates. Universo Univates. Biblioteca virtual. Aplicativos Google. Metodologia de pesquisa. Manual para trabalhos acadêmicos da Univates. Plágio no meio acadêmico.
aprendizagem e ludicidade
EMENTA: A linguagem da educação: problematizações acerca da aprendizagem e do brincar na contemporaneidade. A escolarização das atividades lúdicas e os processos de ensino e de aprendizagem.
arte e musicalização
EMENTA: A construção do conhecimento e a noção de estética na relação com as especificidades das linguagens musical e corporal. Exploração de conceitos como inventividade e criação na expressão artística. Educação para e com a música: algumas possibilidades na perspectiva da musicalização.
alfabetização e letramento
EMENTA: Dos sons às letras: o passo a passo da alfabetização. O desenvolvimento da consciência fonológica. A aquisição da leitura e da escrita. A indissociabilidade entre alfabetização e letramento.
  • CR: 3
planejamento didático e gestão da sala de aula
EMENTA: Planejamento educacional. Planejamento didático. Planejamento docente e suas articulações com o projeto pedagógico, plano de curso e plano de ensino. Gestão da sala de aula. Implementação de metodologias ativas: desafios e dificuldades educacionais.
  • CR: 2
educação em contextos digitais e hibridismo
EMENTA: Educação, tecnologias e culturas digitais. Mediação pedagógica em contextos digitais. Ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem.
inclusão e diversidade
EMENTA: A política de educação traduzida na questão da inclusão nas suas diferentes formas. O papel do professor diante das questões de identidade e da diferença. Sexualidade, gênero, raça e etnia como temáticas na formação de professores. As diferentes estratégias de ensino que norteiam uma prática inclusiva, considerando os diferentes ambientes. Papel dos profissionais da educação em relação às pessoas com necessidades específicas e a mudança de paradigmas. Legislação referente aos processos de inclusão escolar.
  • CR: 2
educação matemática: teoria e prática
EMENTA: Problematização dos fundamentos teórico-metodológicos da Educação Matemática para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Reflexão sobre as tendências no ensino de Matemática. Práticas pedagógicas que contemplem Unidades Temáticas e Campos da Experiência da BNCC - Matemática.
  • CR: 3
corpo, movimento e cultura corporal
EMENTA: Estudo do corpo, movimento e cultura corporal infantil. A corporeidade infantil nos processos de escolarização. Saberes e práticas da corporeidade na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
cultura afro-brasileira e indígena
EMENTA: Marcas da cultura africana e indígena que constituem o cotidiano do afro-brasileiro. Saberes que estão relacionados ao conhecimento de africanidades e cultura indígena. Visão estereotipada acerca dos povos indígena e afrodescendente na sociedade.
  • CR: 2
games e jogos na educação
EMENTA: Jogos digitais na educação. Jogos comerciais e educacionais. Gamificação do processo de aprendizagem. Técnicas e estratégias de gamificação. Uso, desenvolvimento e avaliação de jogos e gamificação na educação.
  • CR: 2
infancia: dimensões, representações e perspectivas
EMENTA: Discursos, conceitos e representações que permeiam a infância, a educação, a escola e a cultura infantil. A construção do sujeito infantil. Articulações entre Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Organização de tempos e espaços para a vivência da infância na escola.
  • CR: 2
literatura para crianças: caminhos para o letramento literário
EMENTA: Literatura infantil e formação de leitores: da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A ilustração no livro para crianças. Ética e estética na literatura infantil. Seleção e abordagem de textos literários para crianças.
seminário: experiências pedagógicas
EMENTA: Reflexões sobre a pesquisa como princípio pedagógico. Orientação e elaboração de projeto de intervenção pedagógica no contexto da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentação virtual do projeto.
TOTAL DE DISCIPLINAS: 14