Migrações históricas e recentes ganham destaque na Univates

Postado em 06/04/2017 21h41min

Por Nicole Morás

Até o próximo sábado, dia 8, a Univates sedia o XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras e Seminário Nacional: Migrações históricas e recentes. O evento tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre os diferentes processos de migrações ocorridos no decorrer dos últimos três séculos (XIX, XX e XXI), sejam estes de caráter interno ou externo, com a vinda de grupos de imigrantes para o país.

Em nome da Reitoria, a diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates, doutora Fernanda Brod, destacou que o diálogo interdisciplinar é muito relevante para os cursos, para os estudantes e para as pesquisas do CCHS especialmente na temática das migrações, seja nos movimentos contemporâneos ou históricos.

Para o presidente da Associação Nacional da Histórias das Comunidades Teuto-brasileiras (ANPHCTB), Rodrigo Luis dos Santos, é importante estabelecer um caráter relacional entre os diferentes pesquisadores que se dedicam aos estudos das migrações, sejam os estudioso acadêmicos ou aqueles que não o são.  este constitui também um grande propósito e desafio da associação promover o diálogo e trocas benéficas entre os pesquisadores e a sociedade. Sobre os processo migratórios no país, ele complementou que “ao longo dos últimos dois séculos o Brasil recebeu um fluxo dos mais diferentes grupos étnicos”.

Em seguida, foi realizada a mesa redonda de abertura “Fronteiras abertas e fronteiras fechadas: história, migrações e atualidade”, com debate realizado pelas doutoras Vânia Beatriz Merlotti Herédia, da Universidade de Caxias do Sul, e Joana D’arc do Valle Bahia, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com mediação da doutora Rosane Márcia Neumann, da Universidade de Passo Fundo.

O evento ainda contou com o lançamento do livro “A religião de Jacobina”, escrita pelo teólogo e historiador Martin N. Dreher e uma homenagem à historiadora Giralda Seyferth, que faleceu nesta quinta-feira, 6.

A programação segue nesta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de abril,  com mesas-redondas, conferências e simpósios temáticos sobre educação; patrimônio cultural; relações interétnicas, escravidão e pós-abolição; política, sociedade e economia; gênero e etnia; religiões e manifestações religiosas; história do crime, da polícia, das práticas de justiça e das suas fontes; migrações atuais; migrações históricas; e história ambiental.

O seminário é promovido pela ANPHCTB, pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e pelo curso de História da Univates, com apoio da Fapergs, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Instituto Superior de Educação Ivoti, do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari e do Instituto Histórico de São Leopoldo.

De volta a Lajeado
O primeiro seminário ocorreu em 1997. Lajeado sediou as primeiras quatro edições. Depois o evento passou por diversas cidades, como Santa Cruz do Sul, Ivoti, Nova Friburgo, Novo Hamburgo e São Leopoldo. A volta a Lajeado — cidade marcada pela presença da imigração alemã e italiana — se dá em um momento migracional recente, com um número expressivo de haitianos no município.

Texto: Nicole Morás

Fernanda Pinheiro Brod