II Seminário Internacional Migrações e Direitos Humanos é na próxima semana

Postado em 23/05/2018 09h28min e atualizado em 23/05/2018 09h32min

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari realiza, a partir da próxima segunda-feira, dia 28, o II Seminário Internacional Migrações e Direitos Humanos. Durante o evento, o fenômeno das migrações será abordado em relação a questões de gênero, identidade, etnicidade, relações de trabalho e saúde das populações migrantes, bem como as políticas públicas que amparam as populações vulneráveis. A atividade é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e segue até a próxima quarta-feira, dia 30.

A programação inicia na noite da próxima segunda-feira, dia 28, no auditório do Prédio 7, com a palestra “Transnacionalismo e redes sociais no processo migratório”, proferida por Carlos Nieto, doutor em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e funcionário internacional da Secretaria-Geral da Comunidade Andina.

Na terça-feira, dia 29 de maio, no turno da manhã, haverá mesa-redonda sobre projetos de extensão desenvolvidos por universidades voltados a atender a demandas de imigrantes. À tarde, às 14h, haverá reunião de grupos de trabalho sobre as diversas temáticas do seminário. Depois, haverá duas mesas-redondas: uma às 18h30min com representantes de setores sociais mais vulneráveis e outra às 19h com três imigrantes contemporâneos residentes no Vale do Taquari vindos do Senegal, Haiti e Bangladesh.

No dia 30, além das reuniões dos grupos de trabalho, haverá lançamento de livros, mostra audiovisual elaborada por imigrantes haitianos e reunião dos grupos de pesquisadores do Mipesul - núcleo de pesquisa Migrações Internacionais e Pesquisa do Sul. O encerramento será com a palestra “Jóvenes, mujeres y migrantes: cuestiones generacionales y formas de organización en Buenos Aires”, ministrada pela doutora Natalia Gavazzo, professora da Universidad Nacional de San Martín, Argentina.

O evento tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio do edital do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), do PPGAD e do CCHS da Univates. Mais informações podem ser obtidas no site do evento, em www.univates.br/evento/migradh, ou pelo e-mail eventos@univates.br.

Grupos de trabalho

1. Direitos humanos e cidadania dos imigrantes