Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisador da Univates participa de avaliação de instituto de biologia da África do Sul

Postado as 2018-10-19 17:37:35

Por Natália Bottoni

Divulgação

Na semana passada, o professor dos Programas de Pós-Graduação e dos cursos de graduação da Univates André Jasper esteve na África do Sul. O pesquisador participou da avaliação in loco do Evolutionary Studies Institute (Instituto de Estudos em Evolução - ESI, na sigla em inglês), localizado na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo. O instituto realiza estudos de paleobotânica, paleozoologia e paleoantropologia.

O continente africano tem um sistema de qualificação de suas universidades em que são realizadas avaliações a cada cinco anos para conferir se o desempenho acadêmico está conforme o esperado. A partir disso, é definido um planejamento de ensino para os próximos 10 anos. Em institutos de pesquisa consolidados, como o ESI, a comissão avaliativa deve dispor de pelo menos um pesquisador estrangeiro especialista na área e cuja atuação tenha impacto internacional, motivo pelo qual Jasper foi convidado a participar da análise institucional. A comissão também contou com estudantes de graduação, mestrado e doutorado, pesquisadores, professores e bolsistas de pós-doutorado.

Foram apresentados os resultados das atividades desempenhadas pelo ESI entre 2013 e 2018. Após a análise, a comissão avaliativa construiu um parecer descritivo. Nele foram apontados os pontos positivos e negativos das ações desenvolvidas no período.

O instituto é internacionalmente conhecido por ter descoberto e descrito as espécies de hominídeos Australopithecus africanus, Australopithecus sediba e Homo naledi, ancestrais da espécie humana (Homo sapiens). “O convite para participar reflete o trabalho de pesquisa, ensino e extensão desenvolvido na Univates, que tem impacto nacional e internacional”, argumenta Jasper. Ele ressalta que também reforça a qualidade da Universidade como um todo, pois esse tipo de ação garante a inserção internacional da Instituição e serve de base para futuras parcerias externas.

Participação em banca de doutorado na África do Sul

Além de colaborar com a avaliação do ESI, Jasper esteve em uma banca de doutorado em Geociências na Universidade de Pretória, também localizada em Joanesburgo. A tese de doutorado avaliada abordou as condições paleoambientais predominantes na formação das camadas de carvão mineral do paleocontinente de Gondwana ao longo do período Permiano (há aproximadamente 280 milhões de anos).