Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGAD recebe inscrições para mestrado

Postado as 20/02/2019 08:16:44

Por Isabel Pavan

Tuane Eggers

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates está com inscrições abertas para 20 vagas de mestrado. O programa possui três linhas de pesquisa: Tecnologia e Ambiente; Espaço e Problemas Socioambientais; e Ecologia. Para participar da seleção, o interessado deve ser diplomado de graduação em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser realizadas até dia 28 de fevereiro neste link.

A avaliação dos candidatos será realizada por meio de análise do Curriculum Vitae e de pré-projeto de dissertação, além de entrevista. A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 26 de março de 2019, após homologação pelo Conselho do PPGAD, no site do programa. As atividades do regime regular iniciam em abril e do intensivo em julho. A duração do mestrado é de 24 meses.

Sobre o PPGAD

Artur Dullius


O programa objetiva difundir os conceitos e aplicar as técnicas necessárias a uma interação sustentável com o ambiente, aplicar metodologias e desenvolver tecnologias que possibilitem diminuir o impacto ambiental de atividades antrópicas. Outro propósito é formar profissionais capazes de avaliar, diagnosticar e propor soluções para problemas ambientais, além de criar e disponibilizar uma rede de conhecimentos que possa ser utilizada pelos diferentes agentes sociais.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgad@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5616.

Outros programas

Além do PPGAD, a Univates está recebendo inscrições para outros dois programas, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS). No total são oferecidas 23 vagas, além de vagas remanescentes de processos seletivos anteriores. As oportunidades são tanto para mestrado quanto para doutorado.

O PPGBiotec está com inscrições abertas para mestrado e doutorado por meio do edital de fluxo contínuo. O preenchimento de vagas remanescentes permite que os candidatos iniciem o curso ainda neste ano, com aulas oferecidas no regime regular, ocorrendo semanalmente nas sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã, no período de abril a dezembro de cada ano. As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto neste link. O regime semimodular também está com inscrições abertas, com vagas para mestrado e doutorado. O interessado pode se inscrever por este site até o dia 3 de maio.

As inscrições para o processo seletivo de mestrado do PPGSAS, que oferece 23 vagas, podem ser efetuadas até o dia 25 de fevereiro neste link. As aulas do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, nos meses de janeiro e julho, e as do regime regular são realizadas em sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã, com início em 5 de abril.

Mais informações sobre o PPGBiotec podem ser obtidas pelo e-mail ppgbiotec@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5615, e sobre o PPGSAS, pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354.