Professora da Univates conclui pós-doutorado na Europa sobre governança hídrica

Postado as 13/03/2019 09:20:08

Por Natália Bottoni

Ana Amélia Ritt

De novembro de 2018 a fevereiro deste ano, a professora do curso de Direito da Univates Luciana Turatti esteve na Europa realizando seu pós-doutorado na área do Direito. Ela atua também como docente dos Programas de Pós-Graduação da Univates em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). A pesquisadora esteve na Universidade de Sevilha (US), na Espanha, instituição de ensino que é parceira internacional da Univates.

No período, a profissional desenvolveu pesquisas que deram continuidade à sua tese de doutorado, relacionada à governança hídrica, que, segundo ela, “é um sistema de gestão dos recursos hídricos em que todos os atores sociais se envolvem para promover a melhoria na gestão, assegurar a democratização desses processos e garantir que o bem (água) seja assegurado a todos”.

Professora da Univates participa de evento sobre direitos humanos na Espanha

Sem dúvida, permanecer um tempo fora do país de origem, em especial em um contexto como o europeu, onde o acesso à educação, à preservação ambiental e à igualdade social são superiores em relação ao Brasil, proporciona uma vivência cultural passível de aprendizado
Professora do curso de Direito da Univates, Luciana Turatti

Divulgação

O orientador da pesquisa, o professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da US Álvaro Sanchez Bravo, é autor de várias obras relacionadas ao Direito Ambiental e aos recursos hídricos. O estudo buscou compreender a extensão e as formas de realização do direito à participação nos espaços de deliberação pública e sua aplicação nos processos de governança da água, especificamente no contexto da Andaluzia e em comparação ao Brasil.

“A realidade brasileira já foi investigada nos projetos de pesquisa desenvolvidos no PPGAD. Após a implementação da Diretiva Quadro da Água pela comunidade europeia, a Espanha ampliou significativamente os espaços de participação pública na gestão das águas ao disseminar de forma sistemática as informações sobre a qualidade da água. O Brasil ainda precisa avançar nesse sentido”, explica.

A mobilidade acadêmica na US permitiu a consolidação da parceria já existente e a aproximação da Univates com a Universidade de Burgos. “Essas parcerias possibilitam a internacionalização das pesquisas realizadas e viabilizam a produção conjunta, bem como coorientações em trabalhos de mestrado e doutorado do PPG e o intercâmbio de alunos”, garante Luciana.

Retrospectiva 2018: Sajur Univates realiza mais de 4 mil atendimentos

Vestibular Univates com inscrições abertas

Nicole Morás

O curso de Direito é uma das opções de ensino superior oferecidas no Vestibular Univates. No total, são 36 cursos presenciais e 16 EAD disponibilizados pela Universidade.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.