Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Nicole Morás

Profissionais da História encontram diferenciais no PPGAD da nossa Universidade

Postado as 24/04/2019 19:07:27

Por Carla Bagnara

Desde 2006, o Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates capacita pessoas graduadas em diferentes áreas de atuação para avaliar, diagnosticar e propor soluções para problemas ambientais. No decorrer dos últimos 13 anos, muitos profissionais passaram pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade, principalmente os formados em História.

Conforme a coordenadora do programa, Dra. Neli Teresinha Galarce Machado, o PPGAD trata a questão ambiental de forma interdisciplinar e considera o homem como parte integrante dos ecossistemas. O programa possui três linhas de pesquisa que avaliam a interação homem-ambiente: Tecnologia e Ambiente, Espaço e Problemas Socioambientais e Ecologia.

Mas qual a relação com a área de história?

Neli assegura que um historiador pode seguir diversas linhas de pesquisa no programa.

Pode pesquisar para avaliar e analisar os efeitos socioambientais partindo da relação complexa e integrada do ambiente numa visão social da utilização do conhecimento. Pode ainda, por exemplo, buscar análises nas relações e conexões ambientais de sociedades antigas no espaço e tempo histórico, a partir de abordagens como a história ambiental
Neli Galarce, coordenadora do PPGAD

No programa são abordados aspectos básicos das ciências ambientais que, conforme a professora, têm estreita relação com a área de história: a interação homem e natureza, a ocupação do ambiente, os modelos de desenvolvimento, o planejamento do espaço, a construção dos saberes e a educação para a sustentabilidade. Para ela, a linha de pesquisa Espaço e Problemas Socioambientais é a mais relevante para o historiador, pois estuda as interações entre a sociedade e a natureza, abordando, entre outros assuntos, políticas públicas, história da saúde e ambiente, práticas culturais e conceitos de cidadania em perspectivas sociopolíticas.

Desenvolvendo prospectivas sobre o fazer e o ser historiador

Nicole Morás

Formado pela Univates na licenciatura em História, Rodrigo Müller Marques é atualmente professor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Vicente Kunrath, de Canudos do Vale. A vontade de ampliar suas possibilidades de conhecimento e o desejo de experimentar novos saberes fizeram-no iniciar o mestrado no PPGAD.

Escolhi a linha de pesquisa Espaço e Problemas Socioambientais por ser possível pesquisar o que eu mais anseio saber: modos de transformar a educação. Nessa linha eu consegui explorar a educação ambiental, a formação de professores, as tecnologias de mídia e as tecnologias sociais. Produzi, em conjunto com outros professores, belos vídeos a partir de uma formação oferecida a escolas participantes da Residência Pedagógica
conta Rodrigo Müller Marques, aluno do PPGAD da Univates

Rodrigo é um dos 12 profissionais graduados em História que integram ou já integraram a grade de estudantes do mestrado do PPGAD da Univates. Ele acredita que um dos principais diferenciais dessa linha para sua formação é a possibilidade de ter um olhar mais complexo sobre questões históricas. “Isso não quer dizer que o campo da história é restrito, mas, ao pesquisar tecnologias no ensino e também as relações entre homem e meio ambiente, o leque de possibilidades didáticas, pedagógicas e conceituais se amplia, tornando-me um melhor professor e potencializando um olhar mais plural e multifacetado sobre diversas questões que envolvem o conhecimento histórico e a docência”, afirma.

 

Rodrigo defende sua dissertação ainda neste ano. Para ele, muito mais que um futuro título de mestre, o PPGAD lhe proporcionou “a ampliação de horizontes sobre o fazer e o ser historiador e docente”.

Conheça mais histórias

Regime intensivo

O PPGAD pode ser realizado no regime intensivo. Nessa modalidade, os estudantes podem frequentar disciplinas intensivas nos meses de janeiro e julho e realizar suas pesquisas na cidade de origem. As atividades do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Saiba mais sobre o programa em www.univates.br/ppgad, pelo e-mail ppgad@univates.br ou pelos telefones (51) 3714-7058 ou (51) 3714-7000, ramal 5616.