Pesquisador egípcio compartilha experiências na área de paleobotânica na Univates

Postado as 25/06/2019 16:02:06

Por Natália Bottoni

Desde o início do mês de junho, o professor doutor Haytham El-Atfy, da Mansoura University, Egito, está na Univates compartilhando conhecimentos na área de paleobotânica com docentes do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e com estudantes de graduação e pós-graduação da área de biologia da Instituição. El-Atfy também participou como palestrante no III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Univates, no qual falou sobre o panorama da pesquisa e do ensino superior no Egito.

Natália Bottoni

El-Atfy atua na área da  paleontologia, especificamente no ramo da palinologia (pólens e esporos de plantas fósseis). A sua especialidade é a palinologia do período Cretáceo (o mesmo em que viveram os dinossauros) e seus estudos integram tanto a paleobotânica quanto a paleontologia geral. Atuando na área há 15 anos na Mansoura University, foi recentemente contemplado com uma bolsa de pesquisa da Fundação Alexander von Humboldt (Alemanha), para desenvolver uma análise detalhada das condições do paleoclima ao longo do Cretáceo. Desde 2013 ele tem colaborado com o professor doutor André Jasper, da Univates, tendo como fruto diversas publicações científicas em conjunto.

Palinologia na sala de aula

El-Atfy compartilhou suas experiências com estudantes de mestrado e doutorado na disciplina Patrimônio Cultural e Ambiental do PPGAD Univates. Nessa disciplina abordam-se a diversidade dos patrimônios culturais e ambientais brasileiros, o atual estado deles, suas dimensões evolutivas, ecológicas, histórias, políticas de gestão e cuidados também no contexto político-ideológico ocidental, políticas públicas com esses materiais e metodologias para a gestão. “As áreas da paleontologia e paleobotânica permitem maior conhecimento sobre o meio ambiente, tecnologias, histórias e petróleo. Os conhecimentos adquiridos nessas áreas trazem oportunidades aos alunos no mercado de trabalho”, explica El-Atfy.

Andrea Pozzebon Silva

O egípcio participou da saída a campo com mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), que ocorreu entre os dias 14 e 16 deste mês. Entre as atividades realizadas, ocorreu a visita ao Museu de Candelária, ao Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM), ao Museu de São Pedro do Sul, ao Museu de Mata, ao Sítio Paleontológico de Mata, à Gruta Nova Esperança do Sul, ao Santuário do Caaró em São Luiz Gonzaga, ao Sítio Arqueológico São Miguel das Missões, ao Sítio Arqueológico São João Batista e ao Museu Antropológico Diretor Pestana, na Unijuí.

“Foi uma experiência fantástica. Eu gosto da ideia de conservação de materiais paleontológicos e arqueológicos nos museus pois oportuniza que as pessoas, mesmo não atuando na área, possam conferir a história de perto”, explica Atfy. Além disso, ele e Jasper trabalharam nos laboratórios da Univates para a coleta de dados para as pesquisas científicas que estão realizando, já pensando em novos estudos.