Livro de Vespasiano Corrêa é obra produzida pela Univates

Postado as 19/06/2021 09:18:03

Por Lucas George Wendt

Divulgação/AAMoinhos

Em conjunto com a reunião de prefeitos dos 17 municípios do Consórcio G-17, da Região Alta do Vale do Taquari, na sexta-feira, 18, foi lançada em Vespasiano Corrêa uma obra para o município elaborada por pesquisadores da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O evento contou com a participação da secretária de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.

Com realização da Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari - AAMoinhos – entidade de preservação da cultura e da memória, gestora de equipamentos culturais da região –, patrocínio de Ciamed, Cerfox e Dimaci e parceria da Prefeitura Municipal de Vespasiano Corrêa, juntamente a colaboradores e comitê municipal de pesquisa, a obra chega a toda a comunidade vespasianense. O livro foi financiado pelo Programa Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS e pela Prefeitura de Vespasiano Corrêa.

Foram impressos 1 mil exemplares da obra, que pode também ser consultada digitalmente no site oficial do projeto: www.deesperancaavespasiano.com. O trabalho é do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates - CMDPU do Museu de Ciências da Univates, com autoria dos pesquisadores Patricia Schneider, professor Marcos Rogério Kreutz e coordenação da docente Neli Teresinha Galarce Machado. A obra também tem contribuição do pesquisador autônomo vespasianense Cassiano Faggion.

O livro, a partir da memória afetiva de moradores de Vespasiano Corrêa, descendentes de imigrantes italianos, poloneses, franceses e alemães, atualiza o legado histórico e contemporâneo do município que, ao longo de 2021, comemora, também, os seus 25 anos de emancipação política.

Divulgação

Prefeito de Vespasiano, Tiago Manoel Ferreira Michelon; Secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araújo; Conselheira de Administração da Fuvates, diretora da Ciamed e uma das patrocinadoras do projeto, Renata Casagrande Galiotto; reitora da Univates, Evania Schneider; e pesquisadores responsáveis pelo livro: Marcos Rogério Kreutz, Patrícia Schneider e Neli Teresinha Galarce Machado.

Juntamente com o lançamento do livro, a cidade apresentou sua nova identidade visual. Conforme o prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Manoel Ferreira Michelon, é um momento de agradecer o esforço da comunidade e projetar um futuro de progresso e esperança. “O lançamento deste livro é uma homenagem a todos que colaboraram para o desenvolvimento desta cidade. E para aqueles que ainda vão deixar as suas marcas na história”, diz.

A reitora da Univates, professora Evania Schneider, esteve presente no evento. “Para a Univates é importante participar de projetos como esse. Significa contribuir para manter a história da comunidade viva. Um povo sem história é um povo sem alma”, observa ela. “O que Vespasiano está fazendo é fortalecer seus vínculos com a sua comunidade, com a sua origem - fazendo com que isso se perpetue. Para a Univates é muito significante. Somos uma Universidade Comunitária, do Vale e para o Vale”, finaliza a reitora.

Para a coordenadora dos trabalhos de pesquisa, professora Neli Teresinha Galarce Machado, a produção de um livro e a escrita dos fatos históricos representam preservar a história e a memória para as futuras gerações. “No Centro de Memória da Univates nos preocupamos com a pesquisa por meio da metodologia científica e com o rigor ético e responsável. Todos nós vivemos fatos históricos e cabe ao historiador tornar isso ciência a partir dos documentos, dos fatos e das memória coletiva da comunidade”, diz Neli.