Professora da Univates lança livro sobre interfaces da tecnologia, arte e natureza

Postado as 14/07/2021 14:21:41

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

A professora doutora Jane Márcia Mazzarino, dos cursos de Comunicação Social e Medicina e dos Programas de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates, recentemente lançou uma nova obra. É o livro “Ecosofia NAT: design para comunicação ambiental”. A obra foi publicada pela Editora Quipá.

Capa da obra

Divulgação/Editora Quipá

A publicação é custeada pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, no qual a professora Jane atua. A partir do pelo PPGAD, a obra ganha livre acesso on-line. Para conferir o material, clique aqui

Na produção, Jane aborda a ecosofia, conceito que deriva das palavras ecologia e filosofia, que busca aproximar as dimensões subjetiva, social e ambiental. Em sua atuação, refletida na obra, a professora conecta essas dimensões com saberes científicos e tradicionais movimentados por processos expressivos, inspirados tanto pela formação acadêmica quanto pela formação complementar.

“A Ecosofia NAT é uma resposta que surge dos diversos saberes e inspirações que me compõem e me atravessam desde sempre, vindos da sensibilidade e da força primordial da infância, do devir poético da adolescência e, na maturidade, entrelaçados aos conhecimentos acessados da Comunicação, da Psicologia, da Antropologia, da Sociologia, da Ecologia, da Filosofia, da Educação, da Arte, das Ciências Ambientais e Espirituais, sejam mais ancestrais como o Yoga ou mais contemporâneos, como a Ecologia Profunda, a Ecopsicologia e a Arteterapia”, revela a docente.

Na Univates, a docente, em suas pesquisas no PPGAD, desenvolveu a metodologia proposta no livro, a Ecosofia NAT, baseada em intervenções em uma área de saber emergente, a comunicação ambiental.

“A Ecosofia NAT tem se mostrado uma potente possibilidade de ecoterapia ou ecoarteterapia (presencial ou on-line), pois os acoplamentos entre a natureza, a arte e as tecnologias são criadores de corpografias que integram o ser ao mundo por meio da criação de uma paisagem biopsicossocioambientalespiritual em si mesmo, que possibilita o ser transbordar. Nada mais ecosófico e próximo do sentido da palavra comunicação”, explica Jane.