Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Docente da Univates lança fotolivro com experiências de pesquisa

Postado as 05/05/2022 14:13:12

Por Lucas George Wendt

A docente doutora Jane Márcia Mazzarino, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e aos cursos de Comunicação Social e Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, lançou o livro “Fragmentos autobiográficos e a Ecosofia NAT: experiências em fotolivros”. A obra pode ser conferida gratuitamente clicando aqui. O lançamento é da Quipá Editora.

A pesquisadora, em seu trabalho nos últimos anos, desenvolveu a Ecosofia NAT, uma metodologia que se configura pela aproximação entre a natureza, a arte e as tecnologias (sociais e midiáticas), por meio das quais se exploram as imagens e o imaginário. 

Divulgação/Quipá Editora



O livro narra experiências de criação de fotolivros artesanais organizados em ações de extensão do grupo de pesquisa Ecosofias, Paisagens Inventivas, do PPGAD da Univates. 

A obra explora desenhos, elementos fotografados, sentidos explorados, elementos naturais sensibilizadores, sentimentos despertados, fragmentos coletados e escritos. 

Divulgação/Univates

A pesquisadora explica que o convite a desenhar é para observar a natureza mais de perto, apurar o olhar e manter a atenção plena no aqui e agora. Já o ato de fotografar refere-se ao que mais sensibiliza o participante durante a experiência de estar só e em silêncio em um lugar escolhido.  

“Parar para sentir-se e sentir o mundo que se habita é algo tão simples, tão natural, mas muitas vezes causa estranhamento. Isso porque a experiência com e na natureza dá acesso ao que está submerso”, escreve Jane.

Além dos registros em fotolivros, por meio do e-book o leitor tem acesso aos vídeos artesanais realizados durante as oficinas que compuseram a pesquisa que deu origem ao livro.

Logo ods