Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

Pesquisadores revisam achados e fazem novas descobertas sobre paleoincêndios na França entre 11 milhões e 7 milhões de anos

Postado as 04/11/2022 10:59:39

Por Lucas George Wendt

Pesquisadores revisaram achados e fizeram novas descobertas sobre paleoincêndios na França entre 11 milhões e 7 milhões de anos, durante o Mioceno. O estudo é assinado por André Jasper, da Universidade do Vale do Taquari - Univates; Michael Wuttke e Dieter Uhl, do Instituto de Pesquisa Senckenberg e do Museu de História Natural (Alemanha). 

As descobertas foram publicadas recentemente no periódico científico Fossil Imprint. Para outros períodos geológicos, Jasper e seus parceiros de pesquisa já publicaram achados sobre paleoincêndios para Egito, Índia e Antártica

Jasper et al

Entendo a pesquisa 

Os depósitos de diatomita - um tipo de rocha - de água doce do Lago Saint-Bauzile na região de Ardèche (França) representam um Fóssil-Lagerstätte, isto é, sítio fossilífero rico em material, do final do Mioceno. 

Uma grande variedade de diferentes animais, entre eles insetos, peixes e mamíferos, bem como plantas, palinomorfos (partículas de dimensões compreendidas entre 5 e 500 micrômetros que se encontram em sedimentos e estão compostas de matéria orgânica) e diatomáceas (microrganismos unicelulares que ocorrem em ambientes úmidos e aquáticos) são conhecidos desta localidade, em geral em excelente preservação.

A pesquisa apresenta resultados preliminares sobre restos vegetais carbonizados, ou seja, do que teriam sido samambaias e gramíneas, bem como madeira parcialmente carbonizada de afinidade. Por extensão, o estudo também como evidência da ocorrência de incêndio durante a deposição da parte inferior da sequência de rochas no local.  

Reprodução/Google Earth

Evidências vulcanológicas e sedimentológicas publicadas anteriormente por outros pesquisadores que investigam o local foram revisadas, reinterpretadas e discutidas pelo trio de pesquisadores em combinação com novas observações.

A presença de micro e macrocarvão, bem como restos de madeira parcialmente carbonizada indicam que os ecossistemas terrestres ao redor do Lago Saint-Bauzile passaram por incêndios florestais durante a deposição da parte inferior da sequência de diatomita, entre 11 milhões e 7 milhões de anos. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods