Pesquisador da Univates apresenta projeto em evento internacional

Postado em 29/11/2016 17h51min

Por Artur Dullius

Com foco no cultivo e processamento de arroz, a Confederação Colombiana de Pesquisa Agropecuária (Corpoica) realizou o seminário internacional “Investigación y Oportunidades para el Cultivo de Arroz en Colombia”. O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro, na cidade de Ibagué, Colômbia, e contou com a participação do professor e pesquisador da Univates Raul Sperotto.

Representando o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), Sperotto foi convidado a palestrar no evento devido a sua pesquisa com plantas de arroz infestadas por ácaros fitófagos. “A mesma espécie de ácaro que é mais encontrada nas plantações do Rio Grande do Sul também se faz presente na cultura arrozeira da Colômbia. Então, como minha pesquisa busca entender as respostas fisiológicas e moleculares do arroz a essa condição, pude contribuir para as discussões do evento”, conta.

Buscando estratégias para melhorar a produtividade da cultura de arroz na Colômbia, o seminário incentivou a interação com pesquisadores de diferentes nacionalidades,  contando com a participação de palestrantes brasileiros, mexicanos, franceses, australianos e colombianos.

Durante os dois dias do evento, participaram das discussões aproximadamente 200 engenheiros agrônomos, técnicos agropecuários e estudantes da área. “Por ser biólogo molecular, estou diretamente relacionado à pesquisa básica, buscando entender os processos moleculares, bioquímicos e fisiológicos da resposta do arroz ao ácaro. Dessa forma, não tenho a visão do engenheiro agrônomo, que trabalha diretamente focado na melhoria do produto. Por isso, é interessante essa troca de experiências, pois assim conseguimos ter a visão de como os conhecimentos gerados em laboratório podem ser colocados em prática no campo”, salienta Sperotto.

Conforme o pesquisador, o projeto apresentado conta com a participação dos professores Walter Beys e Lucélia Santi (Univates), além de ter apoio do The Scripps Research Institute (EUA), da Universidade de Caxias do Sul‎ (UCS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Texto: Artur Dullius
Sperotto divulgou estudos relacionados ao cultivo de arroz em evento na Colômbia

Divulgação

Divulgação