Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa desenvolve nanobiossensores para identificação de um tipo de herbicida na água

Postado em 07/02/2018 13h44min e atualizado em 07/02/2018 13h48min

Por Nicole Morás

Nanobiossensores, como o próprio nome diz, são sistemas minúsculos que realizam medições a partir de componentes biológicos. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), em parceria com a Universidade Regional Integrada (URI), está desenvolvendo um nanobiossensor capaz de detectar um determinado tipo de herbicida em meios líquidos.

Sob coordenação da professora Lucélia Hoehne, em parceria com a professora Clarice Steffens (da URI), o estudo, publicado recentemente na revista internacional Taylor e Francis, analisou o uso da enzima tirosinase para a detecção de atrazina - um herbicida bastante utilizado no cultivo de milho, por exemplo.

Tuane Eggers

A aplicação da enzima de um ser vivo com esse objetivo é uma ilustração clara do uso da biotecnologia. Nesse caso utilizamos a tirosinase extraída da banana e concluímos que ela foi adequada para ser utilizada como nanobiossensor
professora Lucélia Hoehne

Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado um microscópio de força atômica, localizado na URI, adquirido por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

Tuane Eggers

 

A contaminação por atrazina em rios e na água potável ainda será analisada, pois inicialmente foram feitos testes usando amostras contendo concentrações conhecidas de atrazina para calibrar o nanobiossensor. “A partir desse nanobiossensor é possível detectar a presença desse herbicida na água, mesmo em baixas concentrações, o que pode facilitar o diagnóstico, de modo que o analista pode fazer a análise no próprio local, sem a necessidade de enviar amostras para um laboratório, por exemplo. Isso diminui os custos e agiliza o resultado”, explicou Lucélia.

Saiba mais

A atrazina também é um disruptor endócrino, o que significa que tem a capacidade de afetar negativamente o equilíbrio hormonal de humanos e animais, por isso ela se torna perigosa se estiver presente na água de abastecimento humano. 

Inscrições abertas

A Univates está com inscrições abertas, até 19 de fevereiro, para o PPGBiotec. O mestrado é focado nas áreas de produção de alimentos e saúde humana e animal, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.

Com início das aulas em 9 de abril, o programa oferece até 20 vagas. O edital pode ser acessado em www.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/pos-graduacao ou pelo telefone (51) 3714-7058.