Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Banca de pós-graduação stricto sensu: apresentação de pesquisas ao alcance da comunidade

Postado em 18/04/2018 09h20min e atualizado em 18/04/2018 09h26min

Por Nicole Morás

Ana Amélia Ritt

Tão importante quanto realizar pesquisas científicas é divulgar os resultados para que a comunidade possa se valer desse conhecimento ou para contribuir com os estudos de outros pesquisadores. Ao final dos cursos de pós-graduação stricto sensu, isso é realizado por meio das bancas, em que o mestrando ou doutorando, diante de professores doutores, defende sua dissertação ou tese para obter a titulação.

Justamente para que os resultados sejam divulgados à comunidade, as bancas são abertas a inscrições de interessados em assistir à apresentação - excepcionalmente isso não ocorre em casos em que há dados sigilosos. As bancas ocorrem em uma sala no Prédio 2 projetada especialmente para esse momento. Assim, interessados em assistir às bancas podem se inscrever gratuitamente pelo site www.univates.br/agenda/bancas, no qual também está disponível o calendário de defesas de dissertações e teses dos PPGs da Univates.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, doutora Maria Madalena Dullius, além do bom número de trabalhos defendidos, deve-se destacar a variedade de temas abordados por mestrandos e doutorandos da Instituição. “Nos programas de pós-graduação são possíveis diferentes olhares para uma mesma área, mas todos com o objetivo de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos e buscando contribuir na solução de problemas da região e do país”, afirma ela.

Confira os trabalhos defendidos em 2017 nos PPGs da Univates

 

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação, pelo telefone (51) 3714-7058.