Estudantes de Bento Gonçalves se aproximam de pesquisa da Univates para realizar análise da água

Postado as 2018-07-31 09:20:57

Por Artur Dullius

Divulgação

Na próxima semana, a Univates recebe a visita de cinco estudantes do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves. O grupo tem vindo até a Universidade de forma periódica para acompanhar as pesquisas desenvolvidas na Instituição. O próximo encontro está marcado para o dia 9 de agosto. Na ocasião, os jovens irão trazer amostras de água do rio que abastece a cidade da Serra Gaúcha para analisarem a presença de micropoluentes na água e o sistema de captação da região.

No colégio, os estudantes fazem parte do grupo de estudos Hora de Liderar – Biotecnologia e Saúde. Já na Universidade realizam práticas laboratoriais

no projeto “Detecção e remoção de micropoluentes em sistemas de captação de águas superficiais e efluentes”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. Conforme a professora Lucélia Hoehne, responsável pelo acompanhamento dos alunos na Universidade, já foram feitas análises da água consumida na escola e também na casa dos participantes.

Já tivemos três encontros. No primeiro, vieram 20 alunos do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio para conhecer as estruturas da Instituição e ter uma palestra inicial sobre micropoluentes. Agora, cinco deles permanecem em contato com a gente para desenvolver outras atividades de pesquisa
Lucélia Hoehne, responsável pelo acompanhamento dos alunos na Universidade

Segundo a diretora do colégio, Irmã Maria Diva, a possibilidade de articular conhecimentos construídos em sala de aula com as pesquisas produzidas em ambiente acadêmico tem sido um dos potenciais no desenvolvimento das propostas com o Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Divulgação

“Por meio dessa parceria, o fomento à iniciação científica e a valorização da área da biotecnologia foram realçados, fazendo com que a pesquisa se tornasse parte importante dos processos de ensino e de aprendizagem dos nossos educandos”, afirma.