PPGBiotec realiza encontros científicos com professores e pesquisadores de diversas áreas de pesquisa

Postado as 2018-09-13 11:44:25

Por Leonardo Seibel

Há quatro anos o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates realiza encontros científicos periódicos. Os momentos, que acontecem nas tardes de sexta-feira, buscam divulgar as pesquisas feitas na Instituição e em universidades colaboradoras. O próximo encontro será no dia 14 de setembro, com a palestra “Evolução, Ecologia e Genética da Conservação: a história de um grupo de pesquisas contadas por moléculas”. Todas as atividades acontecem na sala 406 do Prédio 3 da Univates, das 13h30min às 15h.

Ministrada pelo professor da Unisinos Victor Hugo Valiati, a palestra “Evolução, Ecologia e Genética da Conservação”, apresenta de maneira sintética o trabalho desenvolvido pelo pesquisador em termos de sistemática molecular - ou seja, descrição de espécies e posições filogenéticas -, genética da conservação, genética forense e trabalhos aplicados na biorremediação de áreas petroquímicas utilizando bactérias. Para a apresentação, Valiati utilizará modelos animais que vão de bactérias a baleias, tubarões, ratos silvestres, peixes, planárias, entre outros.

As inscrições gratuitas são abertas a todos os interessados, podendo ser feitas pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes.

Confira os próximos encontros

Ana Amélia Ritt

- 28 de setembro: Tema a definir - Alexandro Cagliari (Uergs)
- 5 de outubro: APx-R no metabolismo antioxidante vegetal - Fernanda Lazzarotto (Uergs)
- 19 de outubro: Reviver do diagnóstico parasitológico na era dos diagnósticos moleculares - Carlos Graeff Teixeira (Pucrs)
- 26 de outubro: Fatores Nod: por que eles são tão importantes na interação entre a soja e Bradyrhizobium? - Luciane M. P. Passaglia (Ufrgs)
- 9 de novembro: Persistência: estratégia de sobrevivência na presença de antimicrobianos - Sílvia Dias de Oliveira (Pucrs)
- 30 de novembro: Estresse crônico, envelhecimento e declínio cognitivo - Elke Bromberg (Pucrs)

Inscrições abertas

Estão abertas, até 5 de novembro, as inscrições para o processo seletivo para o mestrado e o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). São oferecidas 28 vagas para mestrado e 15 para doutorado. Os interessados poderão atuar  nas áreas de concentração em Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde. Mais informações no site www.univates.br/processo-seletivo.