Semana Nacional da Ciência e Tecnologia tem Oficinas de Biotecnologia para o Ensino Médio

Postado as 21/10/2019 17:32:29

Por Clarissa Jaeger | Simone Rockenbach Comunicação Empresarial

Clarissa Jaeger

Para marcar a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, a Univates promove, nesta segunda-feira (21) e de quarta (23) a sexta-feira (25), Oficinas de Biotecnologia para o Ensino Médio. Em sua 7a edição, a atividade anual é desenvolvida por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da instituição e tem por objetivo estimular o aprendizado prático nos âmbitos científico e tecnológico, além de oportunizar a vivência acadêmica a estudantes das redes pública e privada de educação.

Clarissa Jaeger

Do Colégio Cenecista Mário Quintana, de Encantado, a professora de Ciências e Biologia, Giseli Buffon, trouxe uma turma de 18 alunos do 3º ano para a oficina “Extração do DNA bacteriano”, realizada na manhã desta segunda-feira. Para ela, trata-se de uma oportunidade para os jovens aprofundarem o conhecimento sobre conceitos já estudados em uma estrutura que não está disponível na escola, além de conhecerem os projetos de pesquisa em andamento na Univates e a dinâmica de funcionamento da instituição de ensino.

Clarissa Jaeger

Entre os integrantes do grupo estava Antônio Herold Ciceri, de 17 anos, que aprovou a experiência. Na sua avaliação, o tema explanado na atividade tem alcançado destaque no mercado e por isso desperta o interesse dos estudantes, que enxergam neste momento a chance para testar na prática os conhecimentos e para observar as rotinas da universidade. “Para mim é importante sentir mesmo como isso aqui funciona, porque só ouvindo ou lendo na internet não é a mesma coisa que ir no local e enxergar, mexer e conversar com outros alunos e professores”, observou o jovem.

Clarissa Jaeger

Já Bruna Emanuele Noll, de 15 anos, destacou a qualidade do laboratório onde ocorreu a atividade. Aluna do 1o ano do curso técnico de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, ela comentou que o campus de sua escola em Lajeado ainda está organizando o laboratório de Ciências Naturais e por isso o interesse em participar das práticas de ensino. Inscrita a partir da sugestão de um professor a uma amiga, ela contou que as duas se dividiram em diferentes oficinas para que pudessem compartilhar as informações e ampliar o aprendizado adquirido. Satisfeita com o exercício, ela declarou: “Aqui é uma oportunidade de ver como realmente se faz na prática, não só a teoria”.

Programação

A programação contempla 23 oficinas que ocorrem nos três turnos nos laboratórios da Univates, com 11 temas diferentes relacionados aos projetos de pesquisa do PPGBiotec, dentre os quais estão microbiologia, extração de DNA humano e bacteriano, produção de alimentos derivados do leite, controle biológico, antioxidantes, processos de vermicompostagem e confecção de sabonetes com óleos essenciais. De acordo com a coordenadora do evento, Daiane Heidrich, está confirmada a participação de cerca de 250 alunos de oito escolas dos municípios de Lajeado, Arroio do Meio, Encantado, Colinas, Imigrantes e Venâncio Aires. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por grupo ou individualmente, sem a obrigatoriedade de um professor responsável, e seguem abertas até quinta-feira no site www.univates.br/eventos, onde também pode ser conferida a relação completa de atividades.