Professor da Univates é eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

Postado as 09/12/2019 09:24:40

Por Nicole Morás

Por sua trajetória na pesquisa, o professor Raul Sperotto, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Agrárias (Região Sul) para o período 2020-2024.

Elise Bozzetto

Sperotto explica que os novos membros entram na ABC com a indicação dos membros titulares, seguida por um processo de eleição, também realizado pelos membros titulares. “No meu caso, o professor Dr. João Antonio Pegas Henriques, que é membro titular da ABC na área de Ciências Biológicas desde 2008 e também professor do PPGBiotec da Univates, indicou o meu nome para ser membro afiliado, que é destinado a jovens pesquisadores de excelência com menos de 40 anos de idade. Após o processo eleitoral, me tornei membro afiliado para o período 2020-2024”, explica o pesquisador.  Ele acrescenta que ser eleito membro da ABC representa uma excelente oportunidade para abrir novas colaborações em sua área de pesquisa, justamente por o membro da ABC se credenciar como um pesquisador de destaque.

É uma forma de reconhecimento e significa que há confiança científica por parte de outros pesquisadores. Também é interessante para o PPGBiotec e a Univates como um todo, pois aumenta a visibilidade do programa e da Instituição em um ambiente novo, uma vez que sou o primeiro professor da Univates com dedicação exclusiva a entrar na ABC
Raul Sperotto, pesquisador do PPGBiotec

Os membros afiliados permanecem na ABC por cinco anos, diferente dos membros titulares, cuja vinculação é vitalícia. Os membros titulares e correspondentes tomarão posse em maio de 2020, durante a Reunião Magna da ABC. Os membros afiliados terão suas cerimônias de posse associadas a simpósios científicos em cada região para que apresentem suas pesquisas.