Meu Curso 🎓 - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec)

Postado as 05/06/2020 18:23:28

Por Mônica Wlach (PPGBiotec)

Confira as ações que os cursos da Univates promoveram durante o semestre 2020/A.

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) 🧪

Divulgação

Conteúdo sugerido pela bolsista de iniciação científica do PPGBiotec Mônica Wlach.

Grupo de pesquisa Neuro&Nutri Genética, vinculado ao PPGBiotec

📝 O grupo de pesquisa Neuro&Nutri Genética, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, busca voluntários (pessoas que possuam algum vínculo com a Instituição, inclusive ex-alunos) que queiram colaborar com o projeto “Aspectos Nutrigenéticos de Marcadores Bioquímicos, Antropométricos e Comportamentais: implicações para as doenças multifatoriais”. Abaixo é possível ler na íntegra o convite de participação e também visualizar um fôlder que explica as principais ideias do estudo. Confira:

Convite de participação

"O Grupo de Pesquisa Neuro&Nutri Genética da Univates busca voluntários (pessoas que possuam algum vínculo com a Instituição, inclusive ex-alunos) para participar da amostra de pesquisa do projeto “Aspectos Nutrigenéticos de Marcadores Bioquímicos, Antropométricos e Comportamentais: implicações para as doenças multifatoriais”. O objetivo do estudo é avaliar os possíveis efeitos das interações entre o consumo alimentar e polimorfismos genéticos sobre desfechos antropométricos, bioquímicos e comportamentais de indivíduos adultos.

Na primeira consulta, o voluntário responderá a um questionário sobre seus hábitos de vida e alimentares, será verificada a pressão arterial e realizada a avaliação antropométrica (peso, altura e dobras cutâneas). Já na segunda consulta será feita a coleta de sangue. Após a coleta, o voluntário receberá um lanche. Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e registrados pelo pesquisador.

Os benefícios do estudo serão obtidos em longo prazo e serão divulgados para a população em forma de artigos científicos. Como forma de agradecimento pela participação, os voluntários receberão os resultados dos exames laboratoriais (glicose, perfil lipídico, TGO, TGP, gama GT, para avaliar a função hepática, e creatinina e ureia para avaliar a função renal), realizados por meio da coleta sanguínea.

O projeto, coordenado pela professora Verônica Contini, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates. Interessados podem contatar a equipe da pesquisa pelo e-mail nutrigenetica@univates.br e agendar a consulta. Obrigada!"

Divulgação/PPGBiotec

👉 Para continuar acompanhando o conteúdo da Editoria Meu Curso, clique aqui