Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Na Alemanha, professora da Univates trabalha com desenvolvimento de novos testes para detecção de SARS-CoV-2

Postado as 06/11/2020 09:23:09

Por Lucas George Wendt

A professora doutora Márcia Inês Goettert, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e do PPG em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates está, desde o início de outubro, na Alemanha desenvolvendo pesquisa sobre o SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19.

A pesquisadora atuará até janeiro de 2021 na Universidade de Tübingen, em parceria com o professor doutor Stefan Laufer, do Departamento de Química Medicinal do Instituto de Farmácia da Universidade; e com o professor doutor Michael Schindler, do Instituto de Virologia Médica e Epidemiologia de Doenças Virais da Universitätsklinikum Tübingen, o hospital universitário que, por sua vez, também está vinculado com uma empresa de biotecnologia local.

A pesquisa

Intitulada “Coronavirus SARS-CoV-2 Detection and Assay Development”, a pesquisa tem como objetivo desenvolver um método que aprimore a detecção do vírus em amostra sorológica. “Mesmo que já existam inúmeros kits e testes disponíveis, ainda há carência de testes eficientes para pacientes assintomáticos”, explica a professora. 

Ela observa também que há forte discussão em áreas distintas da Saúde sobre as circunstâncias de uso dos diferentes tipos de testes, e como se dá a interpretação de seus resultados. “Como trago na bagagem a experiência prévia com o desenvolvimento e validação de imunoensaios, despertou em mim, então, o desejo e a necessidade de desenvolver um novo trabalho de pesquisa nesta área”. 

Márcia explica que imunoensaios são testagens bioquímicas que mensuram a presença ou a concentração de macromoléculas em soluções por meio do uso de anticorpos ou antígenos, estes últimos sendo qualquer objeto estranho ao organismo que desencadeie a produção de anticorpos. 

No caso do SARS-CoV-2, os imunoensaios identificam a reação do organismo à presença do vírus, caso tenha sido exposto a ele, mesmo em estágios iniciais de infecção. “Com esta experiência com imunoensaios consigo saber quais passos preciso seguir e o que aplicar para detectar o vírus, porém em fase bem inicial de infecção, antes mesmo de o paciente ter produção exacerbada de anticorpos”, explica a docente, que acredita poder contribuir com a sociedade e o desenvolvimento da ciência por meio de seu projeto.

Os departamentos da Universidade de Tübingen aos quais a professora Márcia está vinculada são considerados de destaque na pesquisa internacional em Covid-19. “Ter a experiência de poder trabalhar diretamente em laboratórios de excelência para a pesquisa e desenvolvimento de vacinas é uma oportunidade ímpar”, finaliza ela. 

Divulgação

Vínculo com Tübingen

A pesquisadora tem vínculo de longa data com Tübingen, tendo realizado o doutorado em Ciências Farmacêuticas e um pós-doutorado no Departamento de Química Medicinal da Universidade. “Muitas já foram minhas visitas à Universidade de Tübingen, porém desta vez a experiência é diferente. O momento é diferente. Além de deixar minha família no Brasil, a cidade vive um momento difícil devido à pandemia. Por outro lado, estou tendo uma oportunidade desafiadora e muito importante”, destaca. 

A pesquisadora espera, com o trabalho e a experiência no exterior, poder contribuir com os cursos com os quais está envolvida na Instituição, em especial o bacharelado em Farmácia e os Programas de Pós-Graduação. 

Os PPGs

Mais informações sobre os Programas de Pós-Graduação da Univates podem ser conferidas no site em www.univates.br/mestrado-e-doutorado

O Mestrado em Ciências Médicas recebe inscrições até o dia 30 de novembro. Com início em abril de 2021, o processo oferece 20 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas pelo site univates.br/ppgcm/

O PPGBiotec também está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2021A. Neste processo, a Univates disponibiliza 12 vagas para doutorado e 32 para mestrado. As inscrições podem ser realizadas até dia 5 de janeiro no site univates.br/ppgbiotec