Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGBiotec da Univates tem dois de seus pesquisadores listados em ranking dos melhores da América Latina

Postado as 07/10/2021 09:43:19

Por Lucas George Wendt e Nicole Morás

A organização independente Alper-Doger (AD) Scientific Index divulgou o ranking dos 10 mil cientistas mais influentes da América Latina, no qual figuram os professores doutores Raul Sperotto e João Antonio Pêgas Henriques, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

Conforme a AD descreve, o processo metodológico de cálculo é realizado por meio de um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cada pesquisador. Além disso, ela fornece classificações de instituições com base nas características científicas dos pesquisadores afiliados.

O AD Scientific Index revela os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de profissionais que atuam com pesquisa, baseado em valores do índice i10, índice h e em pontuações de citações no Google Scholar. São listadas 13.541 universidades de 206 países ou regiões do mundo. Figuram na lista 708.676 cientistas. 

O índice i10 representa o número de publicações de um pesquisador com no mínimo dez citações e o índice h é o resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações de um pesquisador.

Conheça os pesquisadores

Bruna Lais Alves



João Antonio Pêgas Henriques

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); mestre em Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Docteur D ́État et Sciences Naturelles no Institut Curie - Univesité Paris XI, França; e pós-doutor pelo Institut für Mikrobiologie, da J. W. Goethe Universität, Frankfurt, Alemanha. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1993, atualmente pesquisador sênior, e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, na área de Ciências Biológicas. Tem experiência nas áreas de Biofísica e Bioquímica e Genética Molecular e de Microorganismos, atuando em radiobiologia, fotobiologia e em reparação de DNA em diversos organismos. Atualmente estuda as proteínas implicadas na reparação das pontes intercadeias induzidas no DNA pelos agentes alquilantes e derivados de cisplatina e os mecanismos moleculares do reparo de danos ao DNA gerados por novas drogas anticâncer. É pesquisador e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e em Ciências Médicas (PPGCM) da Univates. 

Elise Bozzetto

Raul Sperotto

Graduado em Ciências Biológicas; mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular; e pós-doutor em Botânica pela Ufrgs. Bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2, do CNPq e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, na área de Ciências Agrárias. Atualmente é professor adjunto da Univates, pesquisador e orientador no PPGBiotec.

 Tem experiência nas áreas de Genética, Bioquímica, Biologia Molecular e Fisiologia Vegetal, atuando principalmente com respostas de plantas a estresses abióticos e bióticos, homeostase de metais e biofortificação em plantas de arroz. É editor das revistas Frontiers in Plant Science, Frontiers in Microbiology e BMC Plant Biology.

Inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) está com processo seletivo aberto para 29 vagas de mestrado e 12 vagas de doutorado. Por meio das áreas de concentração Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde, o PPGBiotec tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à Biotecnologia nas áreas de produção de alimentos e saúde humana e animal, com visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas. As inscrições ocorrem até o dia 19 de novembro. 

Logo ods